O designer e programador Yuji Naka revelou que processou a Square Enix pode tê-lo removido do cargo de diretor de Balan Wonderworld seis meses antes do lançamento do jogo, o que, em sua opinião, teria sentenciado o projeto ao fracasso.

Em uma série de mensagens duras publicadas no Twitter, Naka criticou fortemente a Square Enix e o co-desenvolvedor Arzest por lançar o jogo em estado precário. Ele disse que só pode comentar a situação agora porque o julgamento foi concluído.

Naka disse que a decisão de retirá-lo do projeto foi baseada em duas divergências. A primeira, que teria atrapalhado seu relacionamento com a Arzest, ocorreu quando a produtora lançou a versão comercial do jogo sem corrigir vários bugs. O outro ponto de discórdia envolveu a decisão de promover a trilha-sonora com um YouTuber que tocava piano e publicava a partitura de uma música do jogo, ao invés de usar a partitura e o autor original.

Na opinião de Naka, a Square Enix não se importa com seu público e é “uma má companhia”.

“Os criadores de jogos devem melhorar seus jogos até o fim, e acredito que é errado impedi-los de cumprir esse objetivo”, escreveu Naka.

“Pedi ao meu advogado para negociar com nossos parceiros de negócios para pelo menos me permitir abordar questões sobre o desenvolvimento de Balan Wonderworld até o final, mas eles ignoraram meus pedidos, então decidi entrar com uma ação no tribunal”.

“É por isso que Balan Wonderworld recebeu todas as críticas e comentários que todos vocês conhecem bem”, afirmou. “É muito lamentável que um projeto que eu liderei desde o início tenha acabado dessa maneira. Pessoalmente, acredito que é uma verdadeira desgraça que Balan Wonderworld tenha sido lançado no estado em que estava. Eu queria mostrar ao mundo um jogo de ação em sua devida luz. Portanto, acredito que a Square Enix e a Arzest são empresas que não se importam nem com jogos nem com seus fãs”.

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“Cerca de seis meses antes do lançamento do Balan Wonderworld, foi tomada a decisão de me remover do cargo de Diretor de Balan Wonderworld, então iniciei uma ação contra a Square Enix. Gostaria de compartilhar informações adicionais agora que o julgamento foi concluído.

Acredito que se eles não se importam com jogos nem com seus fãs, a Square Enix é uma má companhia. De acordo com documentos oficiais, a causa do meu afastamento como Diretor do Balan Wonderworld se deve a dois pontos principais. Esta decisão foi finalmente realizada pelo Produtor, Parceiro Promocional, Diretor de Som, Diretor de Projeto e Recursos Humanos”.

“Fui proibido de compartilhar e curtir postagens em sites de mídia social e, portanto, não acredito que a Square Enix esteja cuidando bem de seus fãs. Houve tantos comentários gentis e fanarts maravilhosos para Balan Wonderworld, e eu sinceramente sinto muito por não poder apoiá-lo”, encerrou Naka.

Balan Wonderworld foi um fiasco de crítica e hoje tem a média 36/100 no agregador Metacritic, uma das mais baixas para um título de uma grande produtora.