A Falcom anunciou o décimo capítulo da lendária saga de RPG de ação Ys, que será lançado em algum dia de 2023 no PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch.

Batizado Ys X: Nordics, o jogo que celebra os 35 anos da série se passará na ainda inexplorada região norte de Obelia Bay, um mar formado por muitas ilhas de todos os tamanhos. Enquanto Ys IX: Monstrum Nox apresentou um Adol na idade canônica de 24 anos, Ys X: Nordics parece dar outro passo atrás cronologicamente, e será situado logo após as primeiras aventuras do herói em Ys I e II. Nesta nova região, Adol encontrará um povo do mar, os normandos, confrontados com mortos-vivos chamados Griegers que atacam humanos.

Enquanto Ys IX: Monstrum Nox reformulou a fórmula com um pequeno mundo aberto e uma galeria de personagens com novas habilidades de exploração, Ys X: Nordics concentra seus esforços em reformular os combates. Um novo sistema chamado Cross Action permitirá ao jogador lutar alternando entre dois modos dependendo da situação. O Modo Solo permite que você controle um único personagem e aproveite os ataques automáticos e suporte do seu parceiro. Já o Modo Combinado oferece a possibilidade de realizar uma série de ações para os dois personagens diante dos inimigos mais perigosos.

As primeiras imagens divulgadas nesta quinta-feira mostram que o cenário marítimo será explorado na jogabilidade com a possibilidade de navegar num barco. Outros novos sistemas incluem a habilidade especial Action Mana, que deve expandir bastante o grau de liberdade ao explorar o mundo e as masmorras. Também é possível identificar ferramentas como um gancho e uma espécie de skate voador para facilitar a exploração.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A Falcom também planeja lançar uma remasterização de Ys ​​III, que será lançada com o título Ys ​​Memoire: The Oath in Felghana no segundo trimestre de 2023 no Japão. Esta versão é baseada no jogo lançado em 2010 para PSP com visuais reformulados em HD e ilustrações de personagens modernizadas durante os diálogos. Para os nostálgicos, será possível mudar para os desenhos originais presentes no PSP e no PC. As cenas principais também serão totalmente dubladas para cerca de trinta personagens, incluindo Adol Christin.

A remasterização também permitirá alternância entre a música presente no PSP e PC e a do Ys III original lançado em PC-8801 e X68000, adicionará uma função para acelerar a velocidade da ação (1,5x ou 2,0x) e uma espécie de modo iniciante que removerá, por exemplo, danos causados ​​por quedas.