O Google decidiu encerrar o app oficial de games do YouTube, o YouTube Gaming, três anos após sua criação. Todo o conteúdo e recursos do app estão sendo integrados ao site principal do YouTube, incluindo streamings ao vivo, chat e serviços de assinatura.

Inaugurado em 2015, o YouTube Gaming visava competir com o Twitch, que foi comprado pela Amazon em 2014 e estava crescendo rapidamente, sendo inicialmente o único meio para streaming pelos consoles PlayStation 4 e Xbox One. O canal foi um meio para experimentos do YouTube no streaming de games, mas todos os recursos acabaram se tornando padrão em todo o site, o que tornou o app dedicado do YouTube Gaming irrelevante.

“Temos um público forte e vibrante no aplicativo YouTube Gaming, mas a quantidade de jogadores que podemos alcançar é muito maior no YouTube”, escreveu a diretora de gerenciamento de produtos do YouTube, Christina Chen, em um post no blog do YouTube. “Afinal, o YouTube é onde mais de 200 milhões de jogadores se envolvem com seus jogos e criadores de conteúdo favoritos todos os dias, assistindo a mais de 50 bilhões de horas de conteúdo de jogos nos últimos 12 meses”.

O app do YouTube Gaming será encerrado em março de 2019, mas a página inicial do YouTube Gaming será renovada com novos recursos. Os jogos terão suas próprias páginas, cada uma destacando vídeos populares, transmissões ao vivo e outros jogos criados pelo desenvolvedor e pelo editor em questão. Os usuários podem se inscrever para essas páginas de jogos individualmente.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Para melhorar a capacidade de descoberta na plataforma, o YouTube Gaming destacará criadores menores que fazem bom conteúdo, considerando-os “On The Rise” (em alta). Essas escolhas selecionadas mudarão toda semana, mas só estarão disponíveis para os Estados Unidos inicialmente, uma vez que o sistema depende da curadoria algorítmica e humana, e o escalonamento desse modelo levará algum tempo.