A Microsoft apresentou os seus resultados do último trimestre de 2022, período em que os negócios do Xbox parecem ter sofrido com a falta de jogos importantes, em particular no departamento de exclusivos.

O faturamento da divisão Xbox no período de outubro a dezembro de 2022 foi de US$ 4,76 bilhões, uma queda de 13% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. É uma redução atípica para uma plataforma que estaria em plena ascensão, dado que o Xbox Series X|S chegou ao mercado há apenas dois anos, mas explicada pela diferença na oferta de jogos de 2021 e 2022.

No final de 2021, a Microsoft lançou Halo Infinite, Forza Horizon 5 e Age of Empires 4, enquanto o final do ano passado, que deveria ser ocupado por Starfield, passou sem nenhum grande título exclusivo lançado para o Xbox.

O segmento de “conteúdo e serviços” do Xbox caiu 12% devido à queda nas vendas de jogos e um declínio na monetização de grandes títulos de terceiros. Uma queda parcialmente compensada pelo número de assinaturas do Xbox Game Pass, que continua aumentando. No entanto, a Microsoft não divulgou números desde os 25 milhões de assinantes anunciados em janeiro de 2022.

Mas se a queda nas receitas dos jogos era esperada, a das vendas de consoles causa maior surpresa. O faturamento do segmento de hardware caiu 13%, apesar da disponibilidade do Xbox Series S, uma máquina na qual a Microsoft tem insistido amplamente em sua comunicação. Nesta fase do ciclo do console este não é um bom resultado, ainda que se deva notar que estes números continuam acima do que a Microsoft fez nas gerações anteriores. Na apresentação de resultados, o CEO Satya Nadella ainda estava satisfeito com o número de usuários ativos mensais, que atingiram o recorde de 120 milhões no final de 2022. Ou seja, de acordo com os cálculos da Microsoft, seu ecossistema de videogame (consoles, PC, plataformas móveis e Game Pass) estaria alcançando mais pessoas do que a Sony e a Nintendo (pouco mais de 100 milhões cada, segundo os últimos números).

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“Nos jogos, continuamos nossa ambição de dar aos jogadores mais opções para jogar ótimos jogos onde, quando e como quiserem. Atingimos novos patamares para assinaturas do Game Pass, streaming de horas de jogos e dispositivos ativos mensais, enquanto usuários ativos mensais ultrapassou um recorde de 120 milhões durante o trimestre”, comentou Satya Nadella.

No geral, a Microsoft registrou receita de US$ 52,7 bilhões e lucro líquido de US$ 16,4 bilhões, o último dos quais caiu pela primeira vez em muito tempo. Lembrando que, depois de ter feito contratações pesadas para responder aos efeitos da pandemia, a Microsoft começou o ano com a decisão de demitir 10.000 funcionários, incluindo alguns da Xbox e da Bethesda, em resposta à incerteza económica e a algumas mudanças de prioridades.