Atualização

A Microsoft confirmou que o Xbox Series S rodará as versões para Xbox One S no modo de retrocompatibilidade, e não aquelas otimizadas para o Xbox One X. Mas o novo console ainda conseguirá aplicar algumas melhorias aos jogos antigos, em comparação com a performance do título no Xbox One S, como filtragem de texturas aprimorada, HDR automático, taxas de quadro por segundo mais estáveis e, claro, tempos de carregamento bem encurtados graças ao SSD.

“O Xbox Series S foi projetado para ser o console de próxima geração mais acessível e jogar jogos de próxima geração a 1440P a 60fps. Para oferecer a experiência compatível com versões anteriores da mais alta qualidade consistente com a intenção original do desenvolvedor, o Xbox Series S executa a versão Xbox One S de jogos compatíveis com versões anteriores, aplicando filtragem de textura aprimorada, taxas de quadros mais altas e mais consistentes, tempos de carregamento mais rápidos e HDR automático”, esclareceu a Microsoft nesta sexta-feira.

O Xbox Series S provavelmente não será capaz de rodar jogos da geração atual otimizados para o Xbox One X e precisará se basear no Xbox One comum quando se trata da retrocompatibilidade.

Esta foi a conclusão de uma análise do site Digital Foundry, especializado em hardware, ao observar a quantidade menor de memória RAM no console da próxima geração (10 GB) em comparação com o Xbox One X (12 GB). Para eles, o Xbox Series S rodará as versões do Xbox One S dos títulos retrocompatíveis.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O Xbox Series S foi revelado no início desta semana e terá como objetivo rodar jogos a 1440p, com suporte para ray-tracing, 120 qps e 4K por upscaling via algoritmo de IA. O console tem virtualmente a mesma CPU do mais potente Series X, mas um déficit considerável de GPU, menos memória RAM e nenhuma unidade de disco.

“Acho que isso é algo que talvez não tenha sido considerado por algumas pessoas”, disse o analista do Digital Foundry, que ressaltou ainda que mesmo o 4K e outras otimizações de cores e texturas em jogos do Xbox 360 podem ser impossíveis no Xbox Series S. “Se você estiver jogando um jogo do Xbox One [no Xbox Series S], não será a versão do Xbox One X do jogo. Você não vai conseguir a compatibilidade com versões anteriores de 360 em ​​4K ou coisas assim”.

“O Xbox One X tem 9 GB de memória de sistema disponível para jogos. O Series S tem 8 [e] vi alguns relatos de que, na verdade, tem 7,5 GB. Independentemente disso, com qualquer configuração, ainda é menos do que o Xbox One X, então eu acho que é quase uma conclusão precipitada que a compatibilidade com versões anteriores será baseada no Xbox One S em oposição ao Xbox One X”.

No entanto, o site observa que os jogos do Xbox One ainda devem ter um desempenho melhor no Series S, graças à folga de processamento da CPU e GPU em relação ao console básico da geração atual.

Obviamente, um dos maiores benefícios será no tempo de carregamento, graças ao SSD do Xbox Series S.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

“Como a GPU é muito mais capaz, e sabendo o que sabemos sobre como funciona a compatibilidade com versões anteriores, você ainda deve ser capaz de limpar os problemas de desempenho”, comentou o analista. “Portanto, os jogos que talvez apresentassem problemas no Xbox One S – seja a resolução dinâmica excessivamente agressiva, com lentidão e coisas do tipo – eles poderiam rodar visivelmente mais suaves nesta máquina”.

Segundo a Microsoft, o modelo topo de linha da próxima geração, o Xbox Series X, é capaz de aumentar a resolução de jogos mais antigos selecionados para até 4K, ativar HDR e dobrar suas taxas de quadros de 30 qps para 60 qps ou 60 qps para 120 qps. Isso ocorrerá no nível do sistema, o que significa que nenhum trabalho extra é exigido dos desenvolvedores.

Os Xbox Series X e S serão lançados em 10 de novembro.