Um novo round de rumores sobre o Xbox da próxima geração, conhecido até agora pelo codinome Project Scarlett, foi publicado pelo site Windows Central, que revela ter ouvido de suas fontes detalhes técnicos como o número de teraflops e memória RAM almejados pela Microsoft.

De acordo com várias fontes do site que seriam familiarizadas com os planos da Microsoft, há mesmo dois modelos do novo Xbox em desenvolvimento, sendo o Anaconda o codinome do console de ponta e mais caro e Lockhart o modelo mais barato e simples. Até aí, nenhuma novidade, mas agora as fontes dos rumores contaram que a Microsoft está mirando em um console com 12 teraflops (TF) de poder de computação para o Anaconda, o que seria o dobro dos 6TF do Xbox One X e mais que oito vezes os parcos 1.4 TF do Xbox One S. Já o Lockhart seria bem menos poderoso que o Anaconda, capaz de prover 4 TF de poder computacional.

O site ressalta que a performance dos consoles não pode ser resumida pelos teraflops e há muitas tecnologia personalizadas que a Microsoft está planejando usar nesses consoles que resultarão em incrementos técnicos ainda mais significativos. Entre elas está a tecnologia que irá gerar ray-tracing em tempo real, algo que deve ser padrão no Anaconda e Lockhart, e também no PlayStation 5.

Tanto o Lockhart quanto o Anaconda teriam oito núcleos de CPU rodando a 3,5 GHz, com o Anaconda atingindo um pouco mais por núcleo que o Lockhart. O incremento de “clock”, lembra o site, seria relativamente modesto em relação aos consoles atuais, mas haveria “vastas melhorias no cache, nova arquitetura de chips e outras otimizações gerais sob medida que farão com que o Anaconda atinja quatro a cinco vezes melhor performance que o Xbox One X”.

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Além disso, o Anaconda teria 13 GB de RAM reservada para jogos e 3 GB para o sistema operacional, totalizando 16 GB. O Xbox One tem 12 GB, sendo 9 GB reservados para jogos. Mas o incremento de RAM será potencializado pela unidade SSD NVMe, que substituirá o HDD atual, diminuindo drasticamente a velocidade de carregamento dos jogos para um padrão quase instantâneo, como nos velhos cartuchos de console.

A Microsoft também planeja integrar o Project XCloud em todos os Xbox da nova geração, permitindo conveniências como iniciar os jogos por streaming enquanto aguarda o download local.

O Xbox da próxima geração será lançado no final de 2020.