Parece que a Microsoft ainda pretende lançar uma versão sem disco e mais barata do próximo Xbox, atualmente conhecido como Project Scarlett, de acordo com fontes do site Kotaku.

Rumores sobre dois modelos do Xbox Scarlett circulam desde 2018 e diversas fontes falam de uma versão com tecnologia de ponta, codinome Anaconda, e outra mais simples, sem leitor de disco e mais barata, com codinome Lockhart. Mas ao anunciar oficialmente o Xbox Project Scarlett em junho deste ano, a Microsoft disse que se tratava de um único console da próxima geração da linha Xbox, o que levou a especulações sobre uma mudança de planos e o cancelamento do modelo Lockhart.

Agora, as fontes do Kotaku afirmam que o console mais barato ainda está em desenvolvimento e seria tecnicamente comparável ao PlayStation 4 Pro, embora possa extrair mais performance graças ao SSD e uma CPU mais moderna. Segundo essas fontes, a Microsoft almejaria resolução 4K a 60 quadros por segundo nos jogos do modelo Anaconda e 1440p a 60 qps no Lockhart, sendo que este modelo mais simples também seria “fortemente promovido” como um console complementar à tecnologia de streaming xCloud e o serviço de jogos por assinatura Xbox Game Pass.

O site diz que não há informações sobre os preços dos novos consoles ainda, mas entende que o Anaconda seria o sucessor do Xbox One X e o Lockhart o sucessor do Xbox One S, com uma disparidade de desempenho semelhante. Os jogos seriam os mesmos nos dois consoles, mas rodariam em resolução diferente em cada um.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

As fontes do site também comentaram que enquanto os kits de desenvolvimento do PlayStation 5 já estariam nas mãos de muitos desenvolvedores desde o começo do ano, os kits do Project Scarlett ainda seriam raridade entre os estúdios. Mas os desenvolvedores estariam desenvolvendo jogos para ambos a partir de uma noção básica sobre o tipo de hardware que a Microsoft e Sony preparam para o PS5 e o Scarlett.

Tanto o Xbox Project Scarlett quanto o PlayStation 5 serão lançados no final de 2020.