A Microsoft aparentemente ainda está interessada em fazer um Xbox Scarlett mais barato, dedicado aos jogos por streaming, de acordo com rumores ouvidos por um jornalista do site de tecnologia Thurrott.

O jornalista Brad Sams e o site Thurrott têm antecipado corretamente algumas novidades sobre os planos da Microsoft para a próxima geração. Além do codinome Scarlett, que acabou sendo confirmado, o site antecipou no ano passado que a Microsoft estava desenvolvendo dois modelos do Xbox da próxima geração, sendo um deles um console de alta-performance e o outro um modelo menos poderoso. Este último, segundo os boatos mais recentes, não está mais nos planos, porém a Microsoft ainda estaria interessada em uma solução de hardware focada no streaming.

A nova abordagem da empresa envolveria a criação de um console de baixa potência com funcionalidades bem específicas. O hardware seria capaz de desempenhar funções como traduzir os inputs do jogador para movimentar objetos em um ambiente virtual, bem como computar os elementos mais comuns de jogos como NPCs, interações, texto e até mesmo gráficos básicos. A lógica é que a execução de cálculos de movimento em ambiente local reduz o atraso do tráfego de informações em comparação com um jogo 100% transmitido pela internet.

Ainda há muita incerteza sobre os jogos por streaming, mesmo com a chegada do Google Stadia este ano. A Microsoft deve lançar apenas um modelo do Xbox Scarlett no ano que vem, mas aparentemente está pesquisando a viabilidade de uma solução de streaming baseada na plataforma xCloud para caso a tecnologia se mostre realmente viável em um futuro próximo.