Durante a E3, a Microsoft comentou que o Xbox One S não rodará os jogos melhor que o modelo atual do console. Porém, o próximo modelo do console, conhecido como Project Scorpio, poderá rodar os jogos “um pouco melhor”.

Segundo o chefe do Xbox, Phil Spencer, alguns jogos como Halo 5 usam uma tecnologia chamada “dimensionamento dinâmico”, que faz com que a resolução de tela possa ser alterada em tempo real para manter a animação nos 60 quadros por segundo constantes. Neste caso, se o mesmo jogo estiver rodando no Scorpio, o poder extra do console fará com que a adaptação da resolução não seja mais necessária, deixando o jogo sempre na definição máxima sem comprometer a fluidez da animação.

Spencer não deu mais exemplos, mas provavelmente o Scorpio será capaz de eliminar possíveis “slow-downs” nos jogos menos otimizados. Seja como for, o Scorpio não será promovido como um console capaz de rodar os mesmos jogos do Xbox One de forma mais suave.

“Eu não vou colocar isso como uma característica para vender o Scorpio, porque nem todos os jogos usam o dimensionamento dinâmico”, explicou Spencer. “Eu estou tentando ser transparente com pessoas sobre o design do Project Scorpio e para qual finalidade ele foi projetado. Ele foi projetado de modo a permitir experiências de alta fidelidade 4K. Então alguns dos jogos existentes irão rodar um pouco melhor se eles estiverem usando o dimensionamento dinâmico.”

Ou seja, quem comprar o Xbox One Scorpio deve ter antes uma TV 4K ou estará jogando dinheiro fora.

O Xbox One Scorpio sai no final de 2017.