No auge dos seus nove anos de existência, o programa ID@Xbox, que consiste na promoção de jogos independentes nas plataformas Xbox, já repassou 2,5 bilhões de dólares em royalties a pequenos estúdios.

O dado foi divulgado por Chris Charla, gerente geral de conteúdo e curadoria de programas, que comemorou o crescimento dos negócios envolvendo os indies no Xbox. Segundo ele, o faturamento destas pequenas produções quase dobrou nos últimos três anos e são elas que “ditam e aceleram o ritmo da inovação na indústria”.

Charla também destacou as possibilidades oferecidas pela integração com o Game Pass da Microsoft: em média, os assinantes do serviço tendem a experimentar 30% mais gêneros diferentes e jogar 40% mais jogos quando têm acesso a um catálogo por preço único, ao invés de precisarem comprar os títulos individualmente.

Segundo a Microsoft, 4600 desenvolvedores, de 94 países, estão presentes no Xbox e 1000 deles teriam se registrado no programa ID@Xbox durante os últimos dois anos. Mais de 3.000 jogos independentes também estão disponíveis no Xbox.