A Microsoft não conseguiu atingir sua meta interna de assinantes do Xbox Game Pass pelo segundo ano consecutivo.

Segundo o site Axios, que teve acesso a um documento especificando uma meta anual vinculada ao pagamento do CEO Satya Nadella, assim como de outros executivos importantes da Microsoft, a Microsoft esperava uma taxa de crescimento de 72,88% nos assinantes do Xbox Game Pass no ano fiscal que termina em 30 de junho de 2022. Porém, o número de assinantes subiu apenas 28,07%.

Esta é a segunda vez seguida que a taxa de crescimento anual do Game Pass não atinge as metas internas. No exercício de 2021 a meta era de 47,79% de crescimento mas o resultado final foi de crescimento de 37,48%.

Porém, no ano anterior a meta foi atingida e ultrapassada: a Microsoft previu 71% de crescimento e o resultado foi de 85,75%.

O chefe do Xbox, Phil Spencer, admitiu publicamente no início desta semana que o crescimento do Xbox Game Pass está “desacelerando”.

“Vi o crescimento desacelerar, principalmente porque em algum momento você alcançou todos no console que desejam se inscrever”, disse Spencer ao WSJ Tech Live.

Em janeiro de 2022, o Xbox Game Pass tinha mais de 25 milhões de assinantes, segundo a Microsoft. A base instalada de consoles Xbox em 2022 é de cerca de 63 milhões de consoles.