O chefe do Xbox, Phil Spencer, abriu o jogo sobre o projeto Keystone e confirmou que esse projeto de um novo console Xbox dedicado unicamente ao streaming de jogos foi interrompido por preocupação com o preço ao consumidor.

Em entrevista ao site The Verge, Spencer explicou que o projeto de codinome Keystone teria atingido um preço de venda muito alto, principalmente quando inclui o controle necessário para jogar. Para ser comercialmente relevante, o console teria que apresentar um preço significativamente inferior ao de um Xbox Series S e, se possível, em torno dos 100 dólares.

Conectado à televisão, o dispositivo seria limitado a jogar jogos do Xbox Cloud Gaming e, portanto, é apenas um simples intermediário entre o jogador e os servidores da Microsoft, sem a possibilidade de baixar um jogo e jogá-lo sem depender de sua conexão.

Atualmente, apenas Fortnite pode ser acessado gratuitamente nesta forma, e os outros jogos do Xbox Cloud Gaming exigem uma assinatura do Xbox Game Pass Ultimate.

“Não quero anunciar um preço específico, mas acho que teria que estar entre US$ 99 e US$ 129 para [o Keystone] fazer sentido. E não estávamos nessa faixa considerando o controle. O motivo dele estar na minha estante é porque a equipe arregaçou as mangas e construiu essa coisa em nove meses. Alguns de nós levaram para casa e funcionou muito, muito bem”, disse Phil Spencer, confirmando que a imagem de um pequeno Xbox branco visto em sua estante durante uma transmissão recente é mesmo o protótipo do Keystone.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Enquanto aguarda a comercialização de tal dispositivo, a Microsoft firmou parcerias para instalar seu Xbox Cloud Gaming em residências por meio de TVs conectadas da Samsung, o portátil Logitech G Cloud ou mesmo os headsets Quest 2 da Meta.