A Wizards of the Coast, dona de Dungeons & Dragons e Magic the Gathering, está abrindo mão de sua expansão recente nos videogames e aparentemente cancelou ao menos cinco projetos em desenvolvimento.

A informação veio pelas fontes do jornalista Jason Schreier da Bloomberg, que dizem ainda que nenhum desses jogos cancelados haviam sido anunciados ao público. Ou seja, Baldur’s Gate 3 da Larian Studios, que está previsto para ser lançado pelo menos em agosto de 2023, está obviamente seguro.

Por outro lado, a dúvida está aumentando em relação aos estúdios parceiros OtherSide Entertainment e Hidden Path Entertainment, que trabalham em um projeto com as regras do RPG D&D. O estúdio de Warren Spector e Paul Neurath havia anunciado um projeto multiplayer chamado Argos: Riders on the Storm, enquanto a Hidden Path Entertainment tem ou tinha um RPG de mundo aberto em terceira pessoa usando o Unreal Engine.

Um porta-voz da Wizards of the Coast confirmou que a empresa fez “algumas mudanças para focar em jogos que estão estrategicamente alinhados com o desenvolvimento de nossas marcas existentes”, observando que ainda devemos ver produtos do grupo na forma de jogos digitais em os próximos meses e anos. Enquanto isso, a mudança de estratégia da Wizards of the Coast resultará na demissão de pelo menos 15 pessoas, que, no entanto, poderão ser reposicionadas dentro da empresa.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

No ano passado a Wizards of the Coast anunciou planos maiores para os videogames e fundou o estúdio Skeleton Key, no Texas, liderado por Christian Dailey, ex-gerente geral da BioWare Austin e produtor executivo de Dragon Age. Alguns meses depois, o estúdio Invoke Studios foi inaugurado em Montreal, novamente exibindo ambições AAA com a licença D&D. Este estúdio é dirigido por Dominic Guay, veterano da Ubisoft e um dos líderes da equipe de Watch Dogs.

A decisão da Wizards of the Coast pode ter sido baseada nas dificuldades enfrentadas com o estúdio Tuque Games, que lançou Dungeons & Dragons: Dark Alliance em junho de 2021 e amargou um fracasso comercial.