Como parte das comemorações do 25º aniversário da série Tomb Raider, a Square Enix divulgou vídeos que mostram um projeto abandonado de um Tomb Raider com elementos de horror, chamado Tomb Raider: Ascension.

Os três vídeos divulgados mostram os primeiros protótipos do jogo, arte conceitual e testes de marca, incluindo as ilustrações de capa que apareceriam nas caixas do jogo para Xbox 360 e PlayStation 3.

A existência de Tomb Raider: Ascension foi documentada no livro digital da Square Enix, Tomb Raider: The Final Hours, onde o jogo foi descrito como o início do que acabou sendo transformado no “reboot” da série lançado em 2013.

As imagens vistas nos vídeos abaixo revelam um jogo mais sombrio e com temática de terror, com Lara enfrentando monstros grotescos.

De acordo com o livro, a inspiração para Ascension incluia “RPGs emocionalmente ricos, o horror de sobrevivência de Resident Evil e as criaturas míticas gigantescas de Shadow of the Colossus”.

As referências ao último podem ser identificadas em cenas como uma que mostra Lara a cavalo e outra na qual Lara acompanha uma garota, muito parecido com a ideia vista em Ico.

De acordo com o livro Tomb Raider: The Final Hours, o desenvolvimento de Tomb Raider: Ascension foi encerrado quando a equipe de desenvolvimento da Crystal Dynamics começou a ter dúvidas sobre os rumos do projeto.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Durante uma reunião, a equipe se perguntou se o jogo seria tão bom quanto Batman: Arkham Asylum. Ninguém disse que iria, então Ascension foi abandonado em favor de uma reinicialização mais realista, que se tornou o bem sucedido Tomb Raider de 2013.