Com lançamento previsto para maio no PC e PS5, o ainda misterioso Forspoken – anteriormente conhecido como Projeto Athia – finalmente teve sua jogabilidade demonstrada em um vídeo de quatro minutos divulgado hoje.

Primeiro projeto do Luminous Productions, o novo estúdio interno da Square Enix criado em 2018, Forspoken mistura uma equipe técnica japonesa, responsável entre outras coisas pelo sistema gráfico Luminous, com roteiristas ocidentais, como Gary Whitta (Halo 5, Star Wars Rogue One) e Amy Hennig (Uncharted), o que explica a protagonista novaiorquina tão diferente do habitual para a produtora de Final Fantasy. A equipe de desenvolvimento disse que estava procurando criar um jogo com mais “apelo universal”, prometendo um RPG de ação e aventura baseado em narrativas.

O vídeo da jogabilidade mostra que Forspoken será um jogo de ação intensa, misturando sequências em que a protagonista atravessa um cenário amplo em um parkour mágico, e momentos de combate nos quais ela usa poderes que a permitem, entre outras coisas, explodir o chão e lançar projéteis mágicos contra os inimigos. A origem de seus poderes é um bracelete falante – com sotaque britânico – que a protagonista Frey conhecerá quando acorda no mundo fantástico da aventura.

Visualmente, Forspoken parece ainda não extrair muito do poder dos consoles da nova geração, mas a Square Enix promete o uso de ray-tracing e opções gráficas que privilegiam resolução ou taxa de quadros por segundo, isto é, 2K a 60 FPS e 4K a 30 FPS.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Forspoken será lançado no PS5 e PC em 24 de maio de 2022. O jogo será exclusivo do PS5 entre os consoles por pelo menos dois anos.