Se os últimos meses só trouxeram más notícias para os desenvolvedores de jogos ao redor do mundo, com demissões e fechamentos de produtoras, esta semana começa atípica, com o anúncio da abertura de dois novos estúdios liderados por veteranos da id Software e EA.

Começando com o Emptyvessel, um novo estúdio sediado em Austin, Texas, mas operando de forma totalmente remota com sua equipe localizada em todo o mundo, que será chefiado pelo CEO e diretor de jogos Emanuel Palalic e pelo COO e gerente geral Garrett Young.

Palalic passou os últimos cinco anos na id Software, onde trabalhou como artista sênior de personagens, enquanto Young foi gerente geral do estúdio pelo mesmo período e também atuou anteriormente como diretor de produção da Disney.

A equipe fundadora do novo estúdio ainda conta com o diretor de tecnologia Wei Ning, o diretor de arte Alex Palma e o diretor de animação Rico Flores. Palma também era artista de personagens na id Software, enquanto Flores trabalhou como animador em Uncharted 3 e Uncharted 4 da Naughty Dog, e como animador principal na BioWare.

O primeiro projeto do estúdio será um jogo de tiro ambientado no espaço e criado no Unreal Engine 5. Por enquanto, foi mencionado apenas que será um jogo “inspirado em filmes, histórias em quadrinhos e jogos ambientados em mundos distópicos de ficção científica”.

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O Emptyvessel já assegurou investimento da Sisu Game Ventures e Raptor Group, do coproprietário da Tripwire Interactive, Bill Munk, e do ex-chefe do co-estúdio da Treyarch, Dan Bunting.

“Muitos desenvolvedores de jogos como eu começaram nossa jornada movidos pelo sonho de um dia dar vida aos nossos mundos”, disse Palalic. “Ao priorizar e alinhar nossos pontos fortes, estamos confiantes de que é possível criar jogos de qualidade AAA com equipes menores e focadas”.

“A indústria muitas vezes ignorou as pessoas que dedicam seus corações e almas à criação desses mundos. Com o Emptyvessel, estamos determinados a mudar essa narrativa e tornar esse sonho uma realidade para o maior número possível de desenvolvedores”, disse ele.

Também hoje, Stig Asmussen, veterano de Star Wars Jedi e God of War anunciou seu retorno como produtor independente, no comando do estúdio Giant Skull.

Asmussen foi recrutado pelo Santa Monica Studio em março de 2003 para participar do desenvolvimento do primeiro God of War como artista principal de ambiente. Promovido a diretor artístico de God of War 2, ele ascendeu a diretor criativo de God of War 3, função anteriormente ocupada por David Jaffe e Cory Barlog.

Acreditando não ter muito mais o que acrescentar a God of War, ele se afastou de Kratos para produzir um jogo de uma nova licença de ficção científica, que seria infelizmente cancelada no início de 2014, antes mesmo de ser anunciada. Ele então se juntou à Respawn Entertainment em 2014 e permaneceu lá por quase 10 anos, obtendo sucesso duas vezes como diretor de Star Wars Jedi.

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A equipe do Giant Skull inclui outros responsáveis por Star Wars: Jedi Survivor, como Jon Carr (CTO) e Jeff Magers (diretor de design), bem como os veteranos de Fortnite Patrick Murphy (diretor de arte), Lauren McLemore (produtora principal) e Brian Campbell (diretor de animação). Anthony Scott, do Unbroken Studio, será o COO e CFO.

Os primeiros projetos do Giant Skull serão “jogos de ação e aventura imersos em história e jogabilidade”, segundo Asmussen. Assim como o Emptyvessel, o Giant Skull será adepto do trabalho remoto e terá como objetivo criar jogos AAA com uma equipe menor.

“AAA às vezes pode significar dólares AAA”, diz Asmussen ao site GamesIndustry. “Mas muito disso depende de como você aumenta seu número de funcionários e da rapidez com que as expectativas são de que você lançará o jogo. E isso pode tornar o jogo mais caro se você tiver muitas pessoas em um longo cronograma”.

“Não acho que você precise de algumas centenas de pessoas para fazer um jogo AAA. Não sei até que ponto vamos chegar, mas, especialmente sendo capazes de tomar nossas próprias decisões, acho que podemos fazer um jogo competitivo de muito sucesso com 100 pessoas”.