A 4A Games divulgou o trailer de lançamento das versões para PlayStation 5 e Xbox Series X|S de Metro Exodus, lembrando aos interessados que o jogo já pode ser baixado como uma atualização gratuita para os proprietários do original ou comprado em um novo pacote completo com todos os DLCs.

As melhorias de Metro Exodus nos consoles da nova geração começam pela taxa de quadros por segundo, que subiu de 30 para 60 qps. O salto à resolução 4K e uso do SSD para carregamento instantâneo são outros incrementos esperados, mas a atualização feita pela 4A Games não parou no básico e houve uma extensiva reforma no sistema de renderização, que agora aproveita a capacidade de ray tracing dos novos consoles como poucos.

“Como podem ter adivinhado, criar um senso de imersão é um dos objetivos principais da série Metro. Durante a década passada, refinamos a nossa arte, usando narrativa, áudio e truques visuais para puxar os jogadores mais ainda para o mundo do jogo”, comentou o produtor Jon Bloch no blog oficial do PlayStation.

“Grande parte do nosso foco tem sido o personagem, Artyom, e como ele se conecta e interage com o mundo do game – deixamos a HUD / UI com o menor número de elementos possíveis, tentamos transmitir informações de maneira física, para eliminar as barreiras entre os olhos do jogador e o mundo, e nos esforçamos bastante nas nossas animações em primeira pessoa, de armas sendo recarregadas com detalhes às interações físicas com o ambiente, como portas abrindo e objetos sendo manipulados o carregados, tudo para tornar o mundo mais tátil e vivo”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Especificamente no PS5, a nova versão de Metro Exodus também explora os recursos de áudio 3D e feedback tátil do controle DualSense. “A resposta tátil avançada dá uma sensação única para cada arma, quando você atira, recarrega, no recuo ou quando emperram. Os jogadores ainda podem sentir a diferença sutil na mesma classe de arma conforme as adaptam e customizam usando as nossas mecânicas de criação de itens, como aumentando o peso para mais estabilidade, ou um supressor para diminuir o som. Tudo muda como o controle reage nas mãos do jogador”, explicou Bloch.

“Algumas das armas clássicas de Metro são o Tikhar pneumático e o Helsing, e encontramos o uso perfeito para os gatilhos adaptáveis do DualSense, para simular a pressão e a resistência de preparar e usar essas armas. Manter a pressão do ar alto no tanque do Tikhar é essencial para manter sua letalidade, e isso deve ser feito manualmente, pressionando o gatilho da direita várias vezes, conforme a pressão aumenta, a resistência do gatilho aumenta também, e vc consegue sentir quando a pressão máxima for atingida. Também usamos os gatilhos adaptáveis para imitar a resistência quando você rema, opera máquinas ou dirige os veículos de Metro pelo deserto Cáspio”.