O PlayStation 5 vendeu cerca de 1,7 vezes mais que o Xbox Series X|S mundialmente até o final de 2021, de acordo com dados da empresa de análise Ampere Analysis.

Os números oficiais são divulgados apenas por parte da Sony, que recentemente reportou 17,3 milhões de unidades vendidas do PS5 até dezembro de 2021. Do lado da Microsoft, não há divulgação de números de vendas desde que o início da geração do Xbox One, quando a marca começou a perder terreno rapidamente para a rival japonesa.

Dada a dificuldade da Sony em produzir unidades suficientes do PS5 para atender a demanda, o diretor de pesquisa da Ampere, Piers Harding-Rolls, acha que quase todas essas 17,3 milhões de unidades chegaram às mãos dos consumidores no ano passado e não estão ocupando os galpões de lojistas.

“A Sony encerrou 2021 com vendas cumulativas do PS5 atingindo 17,3 milhões de unidades, cerca de 1,7 vezes o desempenho das vendas do Xbox Series”, disse o analista.

“Neste estágio inicial, o impulso das vendas globais está com a Sony, mas ela estará frustrada que seu potencial tenha sido prejudicado pela disponibilidade do produto”.

Embora não divulgue números de vendas, a Microsoft diz que o Xbox Series X|S continuam a vender mais rápido do que qualquer geração anterior de consoles da Microsoft.

Anteriormente, o analista sênior da Niko Partners, Daniel Ahmad, estimou que as remessas do Xbox Series X|S chegaram a 12 milhões até o final de 2021, mas Harding-Rolls acredita que a base instalada real da plataforma era significativamente menor do que isso.

A Ampere cruza dados de vendas de jogos, periféricos e outras métricas para avaliar o número de consoles no mercado.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“A Microsoft encerrou 2021 com sua família de dispositivos Xbox Series atingindo vendas cumulativas de 10,3 milhões de unidades”, estimou ele. “Isso está no mesmo nível do ciclo Xbox One da geração anterior”.

Harding-Rolls disse que a escassez substancial do Xbox Series X no ano passado foi parcialmente compensada pela maior disponibilidade do modelo Xbox Series S.

“O Xbox Series S mais barato e menos poderoso experimentou uma disponibilidade muito melhor e, juntamente com o Xbox Game Pass, impulsionou a adoção sem precedentes deste dispositivo somente digital. A Ampere estima que as vendas cumulativas da Série S estavam à frente da Série X no final de 2021”.

A estimativa da Ampere é que o PS5 venda mais do que os consoles Xbox Series X|S na proporção de 2:1 este ano. No entanto, ele espera que o Switch seja o console líder do ano, com 21 milhões de unidades vendidas.