Provando mais uma vez que boa dose de polêmica pode ser lucrativa, as vendas de Judgment no Japão decolaram e o jogo praticamente sumiu das prateleiras após o ator que interpreta um de seus personagens ser preso por uso de cocaína.

Segundo a Sega, 97% das unidades de Judgment que estavam no mercado japonês foram vendidas após a notícia da prisão e a consequente suspensão das vendas digitais e novos envios às lojas. Mas isso não foi motivo de comemoração para o produtor Toshihiro Nagoshi, que lamentou a necessidade da polêmica para o sucesso do jogo.

“Eu estou chateado por ele ter vendido como se houvesse uma demanda de última hora”, disse Nagoshi. “Ele alcançou o número três no ranking de vendas da Amazon. Mas eu meio que pensei: ‘Por que vocês não compraram desde o começo?’ É claro que estou feliz em qualquer caso, e o sell-through foi de cerca de 97%. O estoque mundial está quase acabando”.

Durante uma transmissão da Sega no Japão, Nagoshi também abordou o caso do dublador do jogo, Pierre Taki, que foi preso após uma denúncia e confessou ser usuário de cocaína e maconha.

“Fiquei surpreso ao ouvir que ele foi preso”, disse Nagoshi. “Depois disso, começamos a discutir como lidar com o problema. Decidimos interromper as vendas do jogo com bastante rapidez. No final, eu também votei para suspender as vendas porque foi logo após o lançamento. Se fosse um jogo mais antigo lançado há muito tempo, nossas prioridades poderiam ter sido diferentes, mas quando foi algo lançado apenas alguns meses antrás, acho que é uma conversa diferente”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

No ocidente pouca gente entendeu a decisão radical da Sega de interromper as vendas e mudar a imagem e voz de Taki na versão ocidental, mas Nagoshi diz que entende ambos os lados e acredita que não há “uma maneira correta de lidar com a situação”.

Judgment será lançado nos mercados ocidentais no dia 25 de junho, para o PlayStation 4.