A Valve está investindo alto para assegurar que os headsets de realidade virtual sejam plataformas bem sucedidas para jogos. A produtora revelou que está desenvolvendo três jogos para RV e eles não serão experimentos, mas jogos grandes.

Em conversa com o site Eurogamer, o chefe da Valve, Gabe Newel, revelou que os jogos estão sendo criados tanto no sistema gráfico Source 2, criado por eles, como no Unity. Ele não deu detalhes sobre os jogos, mas comentou que está mais que na hora de evoluir em relação à velha combinação de mouse e teclado para os jogos AAA.

“Parece que estávamos presos ao mouse e teclado por muuuuuito tempo e que as oportunidades para criar tipos de experiências muito mais interessantes para os jogadores estavam lá. Só precisamos expandir o que podemos fazer”.

A Valve não está apenas criando grandes jogos para RV, mas envolvida diretamente na criação do hardware. A empresa desenvolveu o headset Vive junto da HTC.

Sobre o envolvimento com hardware, Newell se apoia no sucesso da Nintendo, que tem um ótimo histórico de inovação ao combinar hardware e software. O executivo quer fazer algo parecido, combinando o know-how obtido na criação do hardware com experiências sob medida que aproveitam bem a nova ferramenta.

“Uma das perguntas que você pode estar perguntando é ‘Por que você faria hardware?’ O que podemos fazer agora é projetar hardware ao mesmo tempo em que estamos projetando software. Isso é algo que Miyamoto [da Nintendo] sempre teve e ele tem a capacidade de pensar sobre o que é o dispositivo de controle e de projetar um sistema enquanto ele projeta jogos. Nossa ideia é que isso realmente nos permitirá construir experiências de entretenimento muito melhores para as pessoas”, disse o fundador da Valve.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Segundo Newell, a Valve está criando jogos para RV sem se preocupar muito com o custo para o consumidor e irá se valer das tecnologias mais modernas do mercado. Mesmo assim, ele prevê que a RV ainda irá evoluir muito nos próximos anos e futuros headsets podem receber grandes incrementos em resolução e rodar jogos em altíssima performance.