O comportamento dos usuários do PlayStation Now, a plataforma de jogos sob demanda da Sony, mostra que o streaming de jogos ainda está longe de ser tão atraente quanto o bom e velho download ou instalação local.

Segundo a Sony, o PlayStation Now já está com 700 mil assinantes e, destes, mais da metade prefere baixar os jogos para reproduzi-los em seus PlayStation 4 localmente a fazer o streaming e jogar em tempo real.

O download dos jogos do PlayStation Now só foi liberado em setembro do ano passado, o que ressalta ainda mais a predileção do público pela forma de distribuição tradicional. O serviço foi lançado em 2014 e até então funcionava exclusivamente com streaming dos jogos.

Segundo a Sony, a capacidade de baixar os jogos foi adicionada “para usuários que querem desfrutar de jogabilidade sem se preocupar com as conexões de rede”, o que ainda é um problema mesmo em países onde a banda larga de alta-velocidade é comum, como os Estados Unidos.

O streaming de jogos é a aposta do Google para entrar no mercado de games com o Stadia, que será 100% baseado nesta tecnologia. Muitos analistas prevêem que a próxima geração será a última com a existência de jogos em mídia física e alguns chegam a arriscar que mesmo o download já será substituído totalmente pelo streaming nos próximos anos.