A Epic Games anunciou o fim da etapa de acesso antecipado do Unreal Engine 5 e o lançamento oficial da ferramenta de desenvolvimento para todos os profissionais.

Desde o seu anúncio em 2020, o Unreal Engine 5 já conquistou muitos seguidores, incluindo alguns estúdios do PlayStation e grande parte dos estúdios do Xbox, entre eles o Rare, The Coalition, Ninja Theory, Double Fine, Obsidian, InXile e Undead Labs. A ferramenta também já equipa jogos como o MMO Ashes of Creation, o próximo Dragon Quest XII, o novo Tomb Raider da Crystal Dynamics e To próximo he Witcher, da CD Projekt, que decidiu esquecer sua tecnologia interna em favor das ferramentas da Epic Games.

A nova geração do Unreal Engine deve ser pelo menos tão importante quanto a última, mesmo que outros desenvolvedores tenham optado por permanecer fiéis à sua tecnologia proprietária. Este é o caso da Remedy e seu motor Northlight, da Capcom com seu motor RE, ou da Bandai Namco que está em processo de desenvolvimento de seu futuro motor de referência.

Além de sua orientação ainda multiplataforma, os argumentos do novo Unreal Engine para atrair estúdios de desenvolvimento incluem recursos como Lumen, uma solução de iluminação global totalmente dinâmica que visa facilitar o suporte às muitas complexidades das técnicas de iluminação, e o Nanite, um novo sistema para importar diretamente imagens de qualidade cinematográfica compostas por milhões de polígonos sem perda perceptível de fidelidade ou fluidez.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O engine também está equipado com sua própria solução de oversampling para atender aos requisitos dos jogadores que não querem sacrificar a qualidade da imagem ou a fluidez do jogo em jogos cada vez mais exigentes. Assim como o DLSS na NVIDIA e o FSR na AMD, a resolução super temporal (TSR) do Unreal Engine 5 permite que o mecanismo renderize em uma resolução muito menor (1080p em vez de 4K, por exemplo), mas com um resultado semelhante e com melhor desempenho.

A documentação dirigida aos desenvolvedores também destaca novidades nas áreas de animações ou som. A interface também foi modernizada, sem contar que os desenvolvedores têm acesso a aplicativos como Quixel Megascans e MetaHuman Creator, aquisições feitas pela Epic Games que vão prestar serviços aos criadores que buscam personagens e cenários realistas.

Além do mecanismo em si, a Epic Games também está lançando dois jogos de amostra para os desenvolvedores minerarem da maneira que acharem melhor. O primeiro leva a cidade vista na demonstração técnica de Matrix Awakens e exibe todos os recursos da ferramenta. O segundo é Lyra, um jogo de tiro multiplayer online que funciona como ponto de partida para projetos de criadores, bem como um recurso de aprendizado prático.