Contabilizando recorde atrás de recorde, a Nintendo acredita que o Switch ainda está na metade de seu ciclo e tem potencial para prolongar sua geração por uma década.

Muito menos prejudicada pela escassez de componentes do que a Sony e a Microsoft, a Nintendo dirige seu barco com calma insolente e não parece ter pressa em trazer um sucessor ao mercado. “O Switch está apenas no meio de seu ciclo de vida e o impulso para este ano é bom. O Switch está pronto para quebrar o padrão de nossos consoles anteriores, que viram seu impulso diminuir em seu sexto ano no mercado e crescer ainda mais”, observou o CEO da Nintendo, Shuntaro Furukawa, durante uma apresentação de resultados nesta manhã.

Se a Nintendo irá depender do Switch por mais cinco anos ou tentará lançar um hardware novo é algo que apenas seus executivos sabem até o momento, mas observando a concorrência podemos entender que já há uma tendência a estender as gerações além do limite anterior, que ficava entre cinco ou sete anos. No caso do PS4, o console está em seu 9º ano e prestes a receber jogos como Horizon Forbidden West e Gran Turismo 7, enquanto o Xbox One também faz parte da estratégia multiplataforma para a maioria das produtoras até hoje.

Furukawa, portanto, não está necessariamente implicando que será necessário esperar até 2026 ou 2027 para vermos um novo hardware da Nintendo, e ainda há a possibilidade de um Switch que faça simplesmente o incremento para a resolução 4K, sem perder a compatibilidade com o modelo atual.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

De qualquer forma, com mais de 100 milhões de consoles agora em residências em menos de cinco anos (incluindo 23,6 milhões em 2021) e mais de 766 milhões de jogos distribuídos, a trajetória do Switch não tem mais nada de tradicional. A Nintendo já explicou que um dos pontos fortes do console, disponível hoje em três modelos, é sua capacidade de entrar mais de uma vez nos lares, visto que muitos optaram por ter um Switch comum na sala de estar e um modelo Lite para uso pessoal.

Em 2022, o console tende a manter seu bom momento impulsionado por títulos muito aguardados como Pokémon Legends: Arceus, Kirby and the Forgotten World, Splatoon 3, Bayonetta 3 e a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild.