A Ubisoft anunciou que está mudando sua estratégia de lançar de 3 a 4 títulos AAA tradicionais por ano para focar em jogos de “alta qualidade grátis para jogar” baseados em suas maiores franquias.

A nova estratégia foi explicada pelo diretor financeiro da editora, Frederick Duguet, durante uma apresentação de resultados nesta terça-feira. Segundo ele, a Ubisoft será menos dependente de lançamentos AAA para compor seu mix de produtos e

“Em linha com a evolução de nossa linha de jogos de alta qualidade que é cada vez mais diversa, estamos mudando de nosso comentário anterior sobre o lançamento de 3-4 AAAs premium por ano”, disse Duguet.

“Estamos construindo jogos free-to-play de alta tecnologia para serem uma tendência em direção às ambições AAA no longo prazo”, acrescentou o executivo.

“Esta é puramente uma evolução da comunicação financeira e não muda o fato de que continuamos a esperar uma alta cadência de entrega de conteúdo, incluindo novos lançamentos premium e gratuitos”.

Um dos primeiros frutos desta nova estratégia será Tom Clancy’s The Division: Heartland, um jogo multiplayer gratuito que está em desenvolvimento no estúdio Red Storm Entertainment para PC e consoles das linhas PlayStation e Xbox. Outro jogo da série para celulares está em desenvolvimento.

Skull & Bones, o jogo de combate de navios anunciado na E3 de 2017, também foi transformado em um título multiplayer gratuito.

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“Em termos de Heartland, a forma como pensamos em construir o crescimento do alcance do público para nossas maiores franquias, então, começando com The Division, é vir com jogos gratuitos de alta qualidade”, disse Duguet.

“Dedicamos um tempo para aprender com o que fizemos no ano passado com o Hyper Scape”, acrescentou o executivo, lembrando da experiência mal-sucedida da Ubisoft no gênero ocupado por Fortnite e CoD Warzone. “Também estamos aprendendo com o lançamento que faremos de Roller Champions e temos aprendido muito com o Brawlhalla, que está crescendo rapidamente”.

“E achamos que agora é a hora de vir com jogos gratuitos de alta qualidade em todas as nossas maiores franquias em todas as plataformas, mas é claro que vai levar algum tempo antes de provar isso de uma forma mais assertiva. É por isso que queremos ser cautelosos no primeiro ano. Se tivermos sucesso, isso pode ter um impacto muito significativo na criação de valor da Ubisoft”.

Enquanto não muda seu foco para os jogos gratuitos, a Ubisoft lançará Far Cry 6 e Rainbow Six Quarantine antes do dia 30 de setembro de 2021.