A Ubisoft revelou seu projeto de inteligência artificial Ghostwriter, uma ferramenta que pretende ajudar os escritores de jogos gerando automaticamente os diálogos dos NPCs que povoam seus mundos abertos.

Tão logo o vídeo que demonstra a tecnologia foi publicado, já surgiram questionamentos sobre a qualidade dos roteiros dos jogos da Ubisoft, mas a produtora esclarece que o Ghostwriter não visa substituir o trabalho dos roteiristas, muito menos desvalorizar a importância da história cedendo a responsabilidade destas a uma inteligência artificial.

O Ghostwriter deverá ser usado para diálogos de menor importância, especificamente aquelas linhas ditas por NPCs aleatórios que povoam um jogo em mundo aberto. Até mesmo a tagarelice da multidão será dirigida por um autor, que deve primeiro inserir algumas instruções e instruir a ferramenta a gerar novas versões da réplica com base no modo selecionado.

Segundo a Ubisoft La Forge, departamento de P&D em Montreal, que está apresentando seu trabalho como parte da GDC em San Francisco, a implementação dessa IA aliviaria os designers de narrativa e roteiristas das tarefas mais repetitivas, liberando-os para trabalhar em outros elementos do jogo. No entanto, a ideia é não deixar a IA validar sozinha as frases e cada proposta de diálogo deverá ser revista pelos autores. A partir daí, a IA também faria anotações e melhoraria com o tempo por meio do aprendizado de máquina.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

No papel, o conceito não parece convencer toda a profissão, até porque a economia de tempo não parece tão óbvia. “Como roteirista, ter que editar scripts/diálogos gerados por IA parece muito mais tedioso do que escrever minhas próprias falas temporárias. Prefiro ver os estúdios AAA usando o orçamento que gastam na construção de ferramentas como esta para contratar mais escritores”, disse Alanah Pearce, uma Youtuber que também trabalha como roteirista no Santa Monica Studio.