A Ubisoft removeu uma jornalista do Reino Unido dos podcasts que aparecem em Watch Dogs Legion após reclamações de que ela teria expressado opiniões erradas a respeito de transexuais.

Em 2018, a jornalista Helen Lewis confrontou o autor Jordan Peterson sobre sua posição a respeito da ideologia de gênero durante uma entrevista, mas fez uma concessão ao politicamente incorreto ao dizer que “não estava totalmente de acordo com a ideia de um homem com uma jeba enorme poder se declarar uma mulher de repente” e todos terem que concordar.

Um ano antes, ela escreveu um artigo para o site The Atlantic no qual também opinava que “um homem não pode simplesmente dizer que virou mulher”, confrontando uma lei no Reino Unido que facilitava a transição de gênero.

“A equipe de desenvolvimento trabalhou com um produtor externo para selecionar os perfis dos palestrantes para esses podcasts e não estava ciente da polêmica no momento da reserva ou da gravação. Embora os podcasters do jogo estejam seguindo um script pré-aprovado e não falem em seu próprio nome ou com suas próprias opiniões, entendemos que esta colaboração em si pode ser vista como ofensiva e lamentamos profundamente qualquer dano que isso tenha causado. Em resposta, estaremos substituindo esses dois episódios de podcast em uma atualização futura e reforçaremos nossas verificações de histórico para parceiros no futuro”, escreveu a Ubisoft ao anunciar a remoção de Lewis no jogo.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Lewis apareceia em dois episódios do podcast BuccanEar em Watch Dogs: Legion, que os jogadores podem ouvir enquanto passeiam por Londres. A personagem discutia a ameaça crescente de fascismo no mundo do jogo.