A Ubisoft está processando uma empresa responsável por hackear e vender vantagens indevidas em Rainbow Six Siege, forçando a produtora a gastar “enormes somas de dinheiro” para remediar os danos.

A processada é a MizuSoft, uma empresa holandesa criada para vender trapaças em Rainbow Six Siege. Segundo a Ubisoft, ela teria faturado “centenas de milhares de dólares” ao vender pacotes de trapaças com assinatura diária ou mensal para seu jogo tático online.

O processo iniciado em 23 de outubro na Califórnia alega que a MizuSoft vendia serviços de manutenção de programas de trapaça que expandem o campo de visão de um jogador, aumentam o dano da arma e revelam inimigos ocultos, entre outras explorações que arruinam o jogo. A ação da Ubisoft visa a empresa e seu proprietário, um menor conhecido apenas como J.V.L. no processo.

A MizuSoft se autodenomina “uma fornecedora líder de trapaças para jogos, focada em fornecer software poderoso, mas fácil de usar”, mas informa em seu site que cessou suas atividades na última quinta-feira, 24 de outubro.

O produto até então oferecido pela Mizusoft era o “Budget Edition Rainbow Six Siege Cheat”, vendido no site como uma assinatura por cerca de US$ 13 por dia ou US$ 77 por mês. A Ubisoft alega que a empresa violou os direitos autorais e incentiva os jogadores a violar seus termos de uso e código de conduta.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A Ubisoft sempre investiu e se empenhou no esforço para limpar as trapaças em Rainbow Six Siege. Em 2016, a produtora atualizou o código de conduta do jogo, banindo permanentemente os primeiros jogadores flagrados trapaceando. Mais tarde, ela adicionou uma nova tecnologia anti-trapaça que baniu 3.800 trapaceiros na primeira semana de sua implementação.

No processo, a Ubisoft diz que dinheiro auferido pela Mizusoft acabou sendo desviado para uma empresa de web design chamada Simply San Webdesign, que supostamente pertence e é operada pela mãe de J.V.L. Dez outros réus estão listados no processo, mas a Ubisoft sabe apenas quem é o proprietário do site. Os outros foram incluídos no processo sob seus nomes no Discord.

Em setembro, J.V.L. participou de uma reportagem da BBC na qual se gabava de ajudar as pessoas a trapacearem em Rainbow Six Siege.