A Ubisoft anunciou que vai lançar seu próprio sistema de blockchain, chamado Ubisoft Quartz, para comercializar NFTs relacionados a itens únicos em seus jogos, começando com Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint.

Criado no Laboratório de Inovação Estratégica da Ubisoft, o Quartz está sendo construído na plataformas Tezos, um blockchain ambientalmente sustentável de baixo consumo de energia.

Os NFTs, que são itens digitais únicos, de propriedade exclusiva de uma pessoa, serão chamados de Digits no sistema da Ubisoft. Eles serão lançados em versão beta dentro de Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint para PC, via Ubisoft Connect, e chegarão como parte de Edições limitadas, cada uma composta de um número fixo de itens.

“Os Digits são uma nova forma de testar itens cosméticos, combinando a diversão de jogar com produtos de qualidade AAA e a exclusividade de contar com NFTs que representem peças únicas dos mundos da Ubisoft”, explica a Ubisoft. Os NFTs jogáveis da Ubisoft são também itens colecionáveis dentro do jogo, como veículos, armas e equipamentos que oferecem aos gamers novas maneiras de aproveitar os seus títulos favoritos.

Na prática, um Digit poderá ser, por exemplo, uma peça de roupa para o soldado, identificada com um número de série único, visível para todos nas partidas online.

“Os Digits são itens de alta qualidade com um valor utilitário ativo. Por serem cosméticos jogáveis, permitem que os jogadores personalizem a sua experiência e completem as suas missões com ainda mais estilo”, descreveu a Ubisoft.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Cada Digit vem com um certificado de propriedade armazenado no blockchain, uma tecnologia descentralizada e independente da Ubisoft que dá aos jogadores total controle do item. Com os Digits, os objetos não estão mais presos ao inventário dos jogadores e podem ser colocados à venda para que outros gamers os comprem fora do ecossistema da Ubisoft”.

“Nosso trabalho intenso e constante nos levou a entender como a abordagem descentralizada do blockchain pode, genuinamente, tornar os jogadores stakeholders dos nossos jogos, de forma que esta novidade também fosse sustentável para a indústria, colocando nas mãos dos gamers um valor que eles mesmo geram quando jogam, compram e criam conteúdo online”, disse Nicolas Pouard, VP do Laboratório de Inovação Estratégica da Ubisoft. “A Ubisoft Quartz é o primeiro tijolo da nossa ambiciosa proposta de desenvolver um verdadeiro metaverso, e não seria possível fazer isso sem passar pelas limitações iniciais do blockchain dentro dos jogos, incluindo escalabilidade e consumo de energia”.

Para operacionalizar os primeiros NFTs jogáveis em jogos AAA, a Ubisoft Quartz usará a plataforma Tezos, um blockchain que funciona por um algorítmo de consenso de Proof-of-Stake (prova de participação), que utiliza muito menos energia para funcionar do que outras blockchains, como Bitcoin ou Ethereum, baseados no algorítmo Proof-of-Work.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

“A eficiência energética é um requisito fundamental para impulsionar as tecnologias blockchain em um futuro onde ela poderá ser amplamente usada por milhões de pessoas. Escolhemos a Tezos por conta de seu algorítmo Proof-of-Stake original e sua liderança em NFTs limpas”, falou Didier Genevois, diretora técnica de Blockchain na Ubisoft. “Uma transação nesta rede usa a mesma quantidade de energia que a transmissão ao vivo de 30 segundos em video, enquanto a geração anterior de redes de blockchain podem consumir a mesma energia necessária para um ano de streaming ininterrupto. O baixo indíce de emissão de carbono significa que os nossos desenvolvedores e jogadores podem priorizar a inovação sem medo de comprometer a sustentabilidade.”

Para assegurar que os jogadores possam usar os Digits plenamente, a Ubisoft Quartz estará disponível apenas para aqueles que atendam os seguintes critérios:

• Joguem Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint no Ubisoft Connect via PC
• Estejam pelo menos no nível 5 de XP no jogo
• Tenham mais de 18 anos

Além disso, o número de Digits que o jogador pode ter em uma única Edição é limitado a apenas um item.

A Ubisoft Quartz estará disponível em versão beta a partir de 9 de dezembro, às 15h, nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, França, Alemanha, Itália, Bélgica, Austrália e Brasil. O projeto experimental começará com a liberação de três Digits gratuitos em 9, 12, e 15 de dezembro, como recompensa aos jogadores por aderirem antecipadamente ao projeto. Digits podem ser reinvidicados na plataforma da Ubisoft Quartz e usados em Ghost Recon Breakpoint. Outros itens estão previstos para serem lançados no começo de 2022 e mais detalhes serão compartilhados em breve.