A Ubisoft adiou o lançamento de Skull and Bones mais uma vez e cancelou três jogos não anunciados que estavam em desenvolvimento.

Desde que foi reapresentado ao público no ano passado, Skull and Bones já foi adiado três vezes. O jogo deveria ter saído no final do ano passado, mas foi adiado para março e agora está previsto para sair no começo do próximo ano fiscal da produtora, que vai de abril de 2023 a março de 2024.

Sobre os três projetos cancelados, a empresa disse que está “enfrentando grandes desafios à medida que a indústria continua a mudar para megamarcas e títulos duradouros que podem alcançar jogadores em todo o mundo, em plataformas e modelos de negócios”.

A Ubisoft disse que passou os últimos quatro anos tentando adaptar suas maiores marcas, como Assassin’s Creed, Far Cry, Ghost Recon, Rainbow Six e The Division, a essas tendências de jogos como serviço, mas os frutos deste investimento ainda não foram lançados e os lançamentos recentes não tiveram o desempenho esperado.

A empresa disse que as vendas de seus jogos no final de 2023 foram “marcadamente e surpreendentemente mais lentas do que o esperado”. Mario + Rabbids: Sparks of Hope para o Switch e Just Dance 2023 foram citados como dois jogos em especial que não atenderam às expectativas.

“Estamos claramente desapontados com nosso desempenho recente”, disse o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, na quarta-feira. “Estamos enfrentando dinâmicas de mercado contrastantes, à medida que a indústria continua a mudar para mega-marcas e jogos ao vivo eternos, no contexto de piora das condições econômicas que afetam os gastos do consumidor”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Apesar das excelentes avaliações e recepção dos jogadores, bem como de um ambicioso plano de marketing, fomos surpreendidos pelo baixo desempenho de Mario + Rabbids: Sparks of Hope nas últimas semanas de 2022 e início de janeiro. Just Dance 2023 também teve um desempenho inferior”.

“Portanto, com a aprovação do Conselho de Administração, estamos tomando hoje importantes decisões estratégicas e operacionais. É fundamental continuar adaptando nossa organização, fortalecer ainda mais nossa execução e garantir que entregamos jogos incríveis aos jogadores, bem como uma grande criação de valor”.

Ainda sobre Skull and Bones, a Ubisoft afirmou que “o tempo adicional [de desenvolvimento] já valeu a pena e trouxe melhorias impressionantes em sua qualidade, o que foi confirmado por playtests recentes”, e espera que “os jogadores se surpreendam positivamente com sua evolução”.

A Ubisoft também disse que quer fazer cerca de 200 milhões de euros em cortes de custos nos próximos dois anos “por meio de reestruturação direcionada, alienando alguns ativos não essenciais e desgaste natural usual”, acrescentando que “continuará procurando contratar pessoas altamente talentosas para suas maiores marcas e serviços ao vivo”.

Além de Skull and Bones, a Ubisoft pretende lançar durante o ano fiscal de 2023-24 títulos como Assassin’s Creed Mirage, Avatar: Frontiers of Pandora e “outros jogos premium ainda a serem anunciados”, incluindo um título de grande prestígio e adaptações free-to-play de algumas de suas maiores marcas.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Os próximos títulos free-to-play da editora incluem The Division Heartland para PC e consoles e The Division Resurgence e Assassin’s Creed: Codename Jade para celulares.