A Nvidia divulgou um trailer que mostra o modo Ray Tracing Overdrive que será adicionado a Cyberpunk 2077 em 11 de abril. A partir dele, usuários das placas gráficas Geforce RTX poderão experimentar o jogo com “ray tracing total”, também chamado de “path tracing”, que amplia o uso da tecnologia de ray tracing a todo o cenário.

“O ray tracing completo simula com precisão a luz em toda a cena. Ele é usado por artistas de efeitos visuais para criar gráficos de filmes e TV que são indistinguíveis da realidade, mas até a chegada das GPUs GeForce RTX com RT Cores e a aceleração baseada em AI do NVIDIA DLSS, o full ray tracing de videogame em tempo real era impossível porque é extremamente intensivo em GPU”, explica a Nvidia.

“Técnicas anteriores abordaram separadamente sombras traçadas por raios, reflexões e iluminação global para um pequeno número de fontes de luz. Full ray tracing modela as propriedades da luz de um número virtualmente ilimitado de fontes emissivas, fornecendo sombras fisicamente corretas, reflexos e iluminação global em todos os objetos”.

Em Cyberpunk 2077, o ray tracing será aplicado a “cada sinal de neon, lâmpada de rua, outdoor de LED, farol de carro e outra fonte de luz”, banhando objetos, paredes, carros e pedestres em iluminação precisa.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O trailer que pode ser visto abaixo foi capturado em uma GeForce RTX 4090 com CPU Intel i9 12900K e 32 GB. Ou seja, um PC nada modesto, mas que tende a se tornar mais popular daqui uns anos.