Stalker 2: Heart of Chernobyl reapareceu na conferência da Bethesda e Microsoft na E3, desta vez em um trailer que mostrou a jogabilidade. O lançamento também foi confirmado para 28 de abril de 2022 no PC e Xbox, e estará disponível no Xbox Game Pass no lançamento.

O trailer começa com sobreviventes ao redor da famosa fogueira, até que vemos pela primeira vez alguns tiroteios e cenas de exploração do cenário. Como nos jogos anteriores, Stalker: Shadow of Chernobyl, Stalker: Clear Sky e Stalker: Call of Pripyat, Stalker 2 é ambientado em uma versão alternativa da zona de exclusão de Chernobyl “cheia de criaturas mutantes, radiação mortal e um energia estranha e anômala”.

Na exploração do ambiente, vemos um novo detector sofisticado chamado Gilka, o que significa “um pedaço de pau” em ucraniano. Em seguida o protagoinista pega um artefato chamado Jelly, que servirá para recuperar sua resistência.

Os jogadores irão explorar seu mundo aberto como um dos caçadores de recompensas conhecidos como Stalkers, e embarcar em “uma história épica e ramificada que culmina em muitos finais diferentes”.

Stalker 2: Heart of Chernobyl terá exclusividade temporária no Xbox, mas não sabemos ainda sobre os planos da GSC Gameworld para outras plataformas.