A Sony confirmou os rumores e anunciou The Last of Us Part II Remastered, uma versão otimizada para o PlayStation 5 do jogo lançado em 2020.

Assim como ocorreu com The Last of Us Part I, a remasterização do segundo jogo será enriquecido com alguns bónus, além de ter melhorias na parte gráfica. O lançamento será em 19 de janeiro de 2024, sob a forma de um upgrade de US$ 10 para os proprietários da versão de PS4.

As melhorias de The Last of Us Part II Remastered começam na parte gráfica, que vai além do patch de desempenho gratuito já existente no jogo quando rodado no PS5. Agora haverá 4K nativo para o modo fidelidade, 1440p escalonado para 4K para o modo de desempenho, uma opção para desbloquear a taxa de quadros em TVs compatíveis com VRR e outras melhorias em texturas, detalhes de distância, sombras de qualidade ou taxa de quadros da animação.

Naturalmente, esta versão para PS5 também será otimizada para se beneficiar do SSD e eliminar tempos de carregamento, além de usar o DualSense para transmitir mais sensações nas mãos. Quanto ao leque de opções de acessibilidade, este será enriquecido com algumas novidades como a audiodescrição e a função que retransmite as palavras dos personagens através das vibrações do DualSense. O modo speedrun já presente em The Last of Us Part I também estará disponível em The Last of Us Part II Remastered uma vez desbloqueado, assim como as melhorias no modo de fotografia. Também podem ser desbloqueadas skins bônus para Ellie, Abby e suas armas.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Outro incentivo para quem jogou o original é um novo modo roguelike chamado No Return. Isso desafiará os jogadores a encontrar o equilíbrio certo entre infiltração e combate diante de encontros aleatórios, enquanto jogam com diferentes personagens, alguns dos quais jogáveis ​​pela primeira vez.

“Cada jogada lhe dará uma nova chance de decidir quais recompensas você receberá após cada encontro, como caracterizará seu personagem e muito mais. Conforme você avança, desbloqueie personagens, skins e muito mais para usar no modo, personalize suas próprias corridas e compita em uma tabela de classificação global”, explicou a produtora Naughty Dog.

A outra adição mais interessante parece ser a inclusão de conteúdos abandonados durante a produção do jogo, com comentários dos desenvolvedores como bônus. Será possível jogar seções ​​​​que, por um motivo ou outro, não chegaram ao jogo final. “Estas não são fases totalmente concluídas, mas sim parcelas iniciais de desenvolvimento que não apenas permitem que você experimente novos insights sobre o mundo da Parte II, mas também feedback do desenvolvedor para dar-lhes um contexto mais rico”, explicou a produtora. Na mesma linha, o diretor Neil Druckmann, o líder narrativo Halley Gross e os atores Troy Baker, Ashley Johnson e Laura Bailey se reuniram para oferecer comentários recém-gravados sobre as cenas da campanha.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Para finalizar as adições, The Last of Us Part II Remastered permite transferir o save do PS4 para o PS5, se necessário, e inclui um modo para tocar guitarra virtual livremente. Os músicos agora poderão dedilhar as cordas de vários instrumentos desbloqueáveis, usar pedais de efeitos de áudio para modular sua performance e incorporar diferentes personagens em vários locais do jogo para personalizar o clima e a atmosfera de sua performance.

As pré-encomendas começarão em 5 de dezembro para a Standard Edition ou W.L.F. Edition. que estará disponível apenas em alguns países (Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Benelux, Itália, Espanha, Portugal e Áustria) na loja oficial do PlayStation Direct. Esta edição inclui um SteelBook, quatro alfinetes esmaltados e um patch WLF. e as 47 cartas (incluindo 8 cartas holográficas) da Sociedade dos Campeões, o mesmo lote de cartas que Ellie coleciona no jogo e algumas das quais referem-se a membros da Naughty Dog.