The Callisto Protocol teve seu lançamento cancelado no Japão, depois que seus desenvolvedores entenderam que não valeria a pena fazer cortes no jogo para se adequar à classificação etária local.

“Decidimos descontinuar a versão japonesa do The Calisto Protocol”, afirmou a conta oficial de mídia social do jogo.

“Determinamos que o jogo não poderia passar na classificação CERO em seu estado atual e que alterar o conteúdo não fornecerá a experiência que os jogadores esperam. Agradecemos sua compreensão no Japão”.

A produtora Striking Distance também afirmou que as compras antecipadas de The Callisto Protocol no Japão serão reembolsadas.

Embora a classificação CERO conte com um selo para maiores de 18 anos, jogos com violência em excesso, como Call of Duty e Grand Theft Auto, costumam ser editados para passar no crivo dos avaliadores japoneses.

No caso de The Callisto Protocol, as imagens de “gore” parecem ser parte integral da experiência de horror, como foi demonstrado nos trailers do jogo, que mostram, entre outras coisas, mortes violentas do protagonista e desmembramento de inimigos.

The Callisto Protocol é ambientada na lua de Júpiter, Calisto, em 2320, e tem como protagonista um detento da Prisão de Ferro Negro chamado Jacob Lee, que deve lutar por sua vida quando um misterioso surto leva o lugar ao caos.

“Os guardas da prisão e os presos estão se transformando em criaturas monstruosas chamadas Biophage, e Jacob deve lutar para sobreviver aos horrores de Black Iron e descobrir os segredos sombrios da United Jupiter Company”, diz a sinopse oficial.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Fora do Japão, The Callisto Protocol tem lançamento previsto para 2 de dezembro no PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.