Sumido desde o começo do ano passado, System Shock 3 pode ter sido cancelado. Diversos indícios e relatos revelam que toda a equipe de desenvolvimento do estúdio responsável pelo jogo, o OtherSide Entertainment, foi dissolvida nos últimos cinco meses.

O escritor e diretor de System Shock 3, o programador principal, o diretor de design e outros confirmaram em seus perfis no LinkedIn que não estão mais trabalhando no OtherSide. Segundo um desenvolvedor que publicou anonimamente em um fórum, toda a equipe agora “não está mais empregada” pelo OtherSide.

Em fevereiro de 2019, a Starbreeze, que seria a editora de System Shock 3, vendeu os direitos de publicação do jogo de volta ao desenvolvedor, em um acordo para salvar a empresa da falência. Desde então, o diretor Warren Spector entrou em negociações com várias editoras que estariam interessadas em lançar o jogo.

Na ocasião, Spector alegou que o OtherSide tinha capital suficiente para se sustentar por “um bom tempo” e não descartou a possibilidade do estúdio publicar System Shock 3 de forma independente. Mas esses planos parecem não ter ido adiante.

Já em dezembro de 2019, a ex-gerente de comunidade do estúdio, Sam Luangkhot, confirmou que houve demissões no estúdio e admitiu que estava “preocupada” com o futuro.

“Eu sei que as pessoas estão preocupadas com o estado do estúdio. Eu mentiria se dissesse que não estou preocupada também”, disse ela. “Tendo jogado a demo interna de SS3, sei que a equipe de Austin trabalhou duro e fez alguns progressos impressionantes nos últimos meses. Dói ver muitos desses desenvolvedores desempregados em um projeto em que trabalharam tanto”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Luangkhot também confirmou a legitimidade da postagem do desenvolvedor anônimo que falou sobre o fim da equipe de desenvolvimento de System Shock 3.

“Se o Starbreeze não tivesse entrado em crise, acho que entregaríamos algo interessante com uma jogabilidade nova e inovadora, mas um jogo muito menor do que o que as pessoas estavam esperando e inevitavelmente decepcionante para uma sequência de uma franquia tão amada”, escreveu o autor do post.

“Essas altas expectativas geraram muitas experiências caras. Éramos uma equipe pequena e sabíamos que não podíamos competir com os simuladores imersivos atuais em qualidade e amplitude de produção, por isso tínhamos que ser criativos, inteligentes e estranhos. E estávamos no caminho de criar algo único e possivelmente divertido, mas provavelmente não o que a platéia estava querendo”.

System Shock 3 foi demonstrado ao público no começo do ano passado. O projeto está ou estava sendo liderado por Warren Spector, criador do original, que foi o ponto de partida para a hoje mais conhecida série BioShock.