A Nintendo revelou que as vendas de hardware do Switch caíram acentuadamente no último ano, mas sugeriu que nenhum novo hardware será lançado antes de abril de 2024.

Desconsiderando o portátil Nintendo DS, o Switch é o console de maior sucesso na história da Nintendo e no final de março de 2023 chegou a 125,62 milhões de unidades vendidas mundialmente. Mas o incremento foi discreto em relação à mesma data um ano atrás, quando o console havia alcançado 122,5 milhões.

Em seus resultados para o final do ano fiscal, a Nintendo anunciou que vendeu um total de 17,97 milhões de consoles nos 12 meses anteriores, o que significa que não atingiu a meta de vendas de 21 milhões almejada no início do ano, e também ficou um pouco abaixo da meta revisada posteriormente de 18 milhões.

As vendas do hardware caíram 22% em relação ao ano anterior e a Nintendo prevê que uma desaceleração de mais 16,5% no próximo ano. A estimativa é de vender 15 milhões de Switch até 31 de março de 2024, mas a própria Nintendo não tem plena confiança em alcançar esta meta.

“O Nintendo Switch entrou em seu sétimo ano desde o lançamento e, embora seja mais desafiador manter o mesmo ritmo de vendas de antes, nosso objetivo é fazer com que mais consumidores continuem jogando Nintendo Switch por mais tempo, levando a vendas maximizadas”, disse a empresa.

Em uma apresentação a investidores, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, disse que a empresa não está totalmente confiante em atingir sua próxima meta de 15 milhões e acrescentou que não há planos para introduzir um novo hardware no ano 2023-2024, isto é, de agora até abril de 2024.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Sustentar o impulso de vendas do Switch será difícil em seu sétimo ano”, disse Shuntaro Furukawa via Bloomberg. “Nossa meta de vender 15 milhões de unidades neste ano fiscal é um pouco exagerada. Mas faremos o possível para aumentar a demanda no período de festas de fim de ano, para que possamos atingir a meta”.

A desaceleração das vendas do Switch ocorre apesar de dois lançamentos de grande sucesso durante o ano fiscal na forma de Splatoon 3 e Pokémon Scarlet e Violet.

E com o lançamento iminente de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, que chega ao Switch na próxima sexta-feira, é esperado que o Switch ganhe um impulso rumo à meta de mais 15 milhões vendidos.

No ano passado, o Switch se tornou o console da Nintendo mais vendido de todos os tempos, superando os 101,63 milhões do Wii. No entanto, o console ainda está longe dos 154,02 milhões de unidades vendidas do Nintendo DS e dos 155 milhões do PlayStation 2.