A Nintendo anunciou que o Switch já vendeu 103,5 milhões de unidades, ultrapassando o Wii para se estabelecer como o console mais vendido na história da empresa.

O Switch agora persegue o recorde do PlayStation 4, que já vendeu 116,9 milhões de unidades, e talvez tenha fôlego para até ameaçar o número 1 entre os consoles mais vendido de todos os tempos, posição pertencente ao PlayStation 2, com seus mais de 155 milhões vendidos. A própria Nintendo ainda tem os recordes dos portáteis Nintendo DS (154 milhões) e GameBoy (118,6 milhões) na escalada pelo top 5.

É bom lembrar que o Switch ultrapassou a marca de 100 milhões mais rápido do que todos os consoles mencionados acima e apenas o Nintendo DS, que é um portátil, pode se gabar de ter sido mais rápido.

Até hoje, foram vendidos 81,6 milhões de unidades do Switch no modelo clássico, 17,8 milhões do Switch Lite e 4 milhões do Switch OLED. Geograficamente, a máquina ultrapassou a marca de 40 milhões no continente americano, enquanto o Japão (24,3 milhões) está atrás da Europa (26,9 milhões).

Em 2021, a Nintendo vendeu um total de 23,6 milhões de Switches (queda de 14%) em comparação com 12,8 milhões para um PS5 prejudicado por sua capacidade de produção longe de atender à demanda. O Switch teve seu segundo melhor ano em termos de consoles vendidos e seu melhor ano em termos de jogos vendidos.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Sem reproduzir os números extraordinários do exercício anterior, os resultados da Nintendo permanecem estratosféricos com um faturamento de US$ 11,5 bilhões e acima de tudo um lucro operacional de US$ 4,06 bilhões e lucro líquido de US$ 3,16 bilhões. Simplificando, a Nintendo não tem a maior receita do setor, mas ninguém consegue ser tão lucrativo.

A Nintendo também elevou seus objetivos para todo o ano fiscal e agora espera um faturamento de US$ 14,3 bilhões e um lucro operacional de US$ 4,8 bilhões para o exercício encerrado em 31 de março de 2022. No entanto, a fabricante planeja distribuir menos Switches durante todo o ano financeiro, ou seja, 23 milhões contra 24 milhões para seu objetivo anterior. O aumento no lucro e faturamento, portanto, é esperado dos jogos, que a Nintendo pretende vender 220 milhões em vez de 200 milhões.

Ao vender um recorde de 85 milhões de títulos no último trimestre de 2021, a Nintendo já distribuiu 766,4 milhões de jogos do Switch em todo o mundo, o dobro do Nintendo 3DS (388 milhões de jogos para 75,9 milhões de consoles portáteis).

Enquanto aguarda os resultados de Pokémon Legends: Arceus que já prometem ser espetaculares, o conjunto Pokémon Sparkling Diamond & Pokémon Sparkling Pearl entrou fácil no top 10 dos maiores sucessos da máquina com 14,33 milhões de cópias distribuídas, ejetando de passagem Splatoon 2, que também foi ultrapassado por Ring Fit Adventure. A dupla da série Pokémon assina o 3º melhor início da franquia e muito rapidamente passará Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire para se tornar o rei dos remakes.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_03

Os outros lançamentos do último trimestre também tiveram desempenhos notáveis. Com seus 2,74 milhões de cópias distribuídas em todo o mundo, Metroid Dread está a poucos passos de derrubar Metroid Prime para se estabelecer como o mais vendido da franquia. O melhor nostálgico da proposta do menu Mario Party Superstars também convenceu com 5,43 milhões de cópias distribuídas, o que é um pouco melhor do que o início de Super Mario Party (cujo total é agora 17,39 milhões).

Outras estatísticas para o período abril-dezembro de 2021

Jogos da Nintendo respondem por 77,7% das vendas de jogos do Switch
40,2% das vendas de jogos do Switch foram downloads

Os 10 maiores sucessos do Switch
Mario Kart 8 Deluxe – 43,35 milhões
Animal Crossing: New Horizons – 37,62 milhões
Super Smash Bros. Ultimate – 27,40 milhões
The Legend of Zelda: Breath of the Wild – 25,80 milhões
Pokémon Sword & Pokémon Shield – 23,90 milhões
Super Mario Odyssey – 23,02 milhões
Super Mario Party – 17,39 milhões
Pokémon Let’s Go, Pikachu e Pokémon Let’s Go, Eevee – 14,33 milhões
Pokémon Sparkling Diamond e Pokémon Sparkling Pearl – 13,97 milhões (11,7 milhões de vendas ao consumidor)
Ring Fit Adventure – 13,53 milhões