O novo modelo mais poderoso do Switch, chamado não-oficialmente de Switch Pro, deve usar a tecnologia DLSS da Nvidia para atingir a resolução 4K via upscaling, de acordo com novos rumores.

Uma nova reportagem da Bloomberg afirma que o novo Switch será lançado ainda este ano e será equipado por um chip da Nvidia atualizado com maior poder de processamento gráfico e mais memória.

O DLSS, que é um diferencial das placas gráficas RTX da Nvidia no PC, usa IA para aumentar a resolução dos jogos sem precisar consumir tanto recurso da GPU. Como resultado, é possível atingir a resolução 4K mantendo a taxa de quadros por segundo alta, o que tem se tornado primordial para os jogos atuais.

No Switch, o DSLL deve permitir que o console alcance os 4K quando conectado à TV. No modo portátil a resolução deve ser menor, 720p, embora rumores também apontem para um display maior, de 7 polegadas. A tela do Switch original tem 6,2 polegadas e a do Switch Lite 5,5.

O novo hardware pode ter dimensões semelhantes às do Switch atual, com a moldura ao redor da tela sendo reduzida para comportar a tela maior.