A Nintendo está comemorando mais uma marca simbólica para o Switch. O console é, segundo a própria Nintendo, o que vendeu mais rápido na história dos Estados Unidos em seus primeiros dez meses de disponibilidade.

Lançado no dia 3 de março de 2017, o Switch chegou a 10 milhões vendidos nos Estados Unidos no final do ano, de acordo com números da própria Nintendo. Nenhum console até então, nem mesmo o fenômeno que foi o primeiro Wii, havia conseguido este volume em tão pouco tempo (foram 4 milhões de Wii vendidos nos 10 primeiros meses).

A popularidade do Switch tem uma receita simples e bem conhecida pelos fãs de tecnologia: grandes jogos, ou killer-apps, na janela de lançamento. Neste caso, o console teve dois pesos-pesados, The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Super Mario Odyssey, além de Mario Kart 8 remasterizado e dois outros títulos AAA first-party, Arms e Splatoon 2, lançados ao longo dos dez primeiros meses.

“Nos Estados Unidos, mais de 60 por cento dos proprietários do Nintendo Switch têm o Super Mario Odyssey e mais de 55% deles [têm] The Legend of Zelda: Breath of the Wild”, revelou a Nintendo. “Esses não são apenas jogos que vendem consoles, mas também são dois dos jogos mais bem avaliados da história”.

No Japão, onde a Nintendo tradicionalmente disputa com a Sony a liderança do mercado, o Switch segue esgotado nas lojas, tamanha é a popularidade do console.