A Bethesda confirmou, ainda que de forma indireta, que seus dois anúncios muito antecipados na conferência da E3 no domingo, Starfield e The Elder Scrolls VI, são jogos para consoles da próxima geração.

Ao apresentar teasers dos dois jogos, o produtor Todd Howard comentou que Starfield era um jogo da próxima geração, mas não disse o mesmo sobre The Elder Scrolls VI. Porém, em entrevista ao jornalista Geoff Keighley mais tarde, ele revelou que Starfield está em estágio mais avançado de desenvolvimento que o RPG, e já seria “jogável”, enquanto The Elder Scrolls VI ainda estaria em pré-produção.

Na conversa, Keighley mencionou que vários anos atrás Howard disse que a tecnologia ainda não existia para os próximos The Elder Scrolls que eles queriam fazer. Perguntado se essa tecnologia estaria pronta agora, Howard respondeu, rindo: “Está se aproximando”.

“Eu não quero estragar nada ainda. Acho que os teasers que lançamos estão anunciando o jogo e dando o tom. Como o jogo parece? Sugestões sobre onde eles serão ambientados, tanto para Starfield quanto para Elder Scrolls. Mesmo para nós, porém, refazer a música [tema de Elder Scrolls] e coloca-la lá, até ficamos com frio na barriga. Mal podemos esperar para que todos possam jogar. E nós também. Queremos jogar”, disse ele.

O consenso na indústria de games é de que os consoles da próxima geração começarão a chegar em 2020.