Após se encantar com as tecnologias NFT e blockchain, que ainda não lhe renderam grandes frutos, a Square Enix está mirando em outra tendência para nortear sua estratégia de desenvolvimento daqui para a frente: a inteligência artificial.

Em uma carta com saudações de Ano Novo para 2024, o presidente da empresa, Takashi Kiryu, afirmou que a Square Enix buscará ser “agressiva” na aplicação da IA em seu processo de desenvolvimento, o que involve desde a programação à criação de conteúdo.

“A inteligência artificial (IA) e as suas potenciais implicações têm sido, durante algum tempo, amplamente objecto de debate académico”, escreveu Kiryu.

“No entanto, a introdução do ChatGPT, que permite a qualquer pessoa produzir facilmente textos ou traduções ou envolver-se em diálogos baseados em texto, desencadeou a rápida disseminação de IAs generativas. Acredito que a IA generativa tem o potencial não só de remodelar o que criamos, mas também de mudar fundamentalmente os processos pelos quais criamos, incluindo a programação”.

“Também pretendemos ser agressivos na aplicação de IA e outras tecnologias de ponta tanto no desenvolvimento de conteúdo quanto nas funções de publicação”, comentou o executivo.

“No curto prazo, o nosso objectivo será aumentar a nossa produtividade de desenvolvimento e alcançar maior sofisticação nos nossos esforços de marketing. No longo prazo, esperamos aproveitar essas tecnologias para criar novas formas de conteúdo para os consumidores, pois acreditamos que a inovação tecnológica representa oportunidades de negócios”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Sobre o uso da tecnologia blockchain, que era a palavra de ordem não muito tempo atrás, o presidente da Square Enix disse que esta se mantém dentro dos planos de inovação para a empresa. “Em termos de novos domínios de negócios, identificamos anteriormente três campos de investimento focados, nomeadamente entretenimento blockchain/Web 3.0, IA e nuvem”, disse ele.

“No ano passado redefinimos a nossa missão e objectivos abrangentes para estes três campos. Estamos atualmente trabalhando para modificar a nossa estrutura organizacional e optimizar as nossas alocações de recursos para apoiar estes esforços”.

As tecnologias de blockchain e NFT ainda não deram frutos para a Square Enix, mas a empresa anunciou no ano passado o desenvolvimento de dois produtos baseados nestas: o jogo Symbiogenesis e cartões colecionáveis ​​de Final Fantasy 7. Nenhum foi lançado por enquanto.