A Square Enix anunciou que o Luminous Productions, estúdio responsável por Forspoken, será incorporado à sua marca principal, Square Enix Co. Ltd., em maio.

Como o Luminous Productions já era propriedade integral da Square Enix, o anúncio de hoje é, na prática, o fim do Luminous Productions como uma entidade de desenvolvimento autônoma dentro da Square Enix. Uma decisão que dispensa uma justificativa ao público, dados os fracassos das duas produções desta unidade, Final Fantasy XV e Forspoken.

“A Square Enix Holdings Co anuncia que vai fundir sua subsidiária integral Luminous Productions Co, Ltd em sua subsidiária integral Square Enix Co, Ltd a partir de segunda-feira, 1º de maio de 2023”, anunciou o conglomerado dos negócios da empresa, que além dos jogos atua em publicações, mangás, filmes e merchandise.

“A fusão faz parte dos esforços da empresa para reforçar ainda mais a capacidade competitiva dos estúdios de desenvolvimento do grupo, uma meta estabelecida em sua atual estratégia de negócios de médio prazo”, explicou a empresa.

“A Square Enix Co, Ltd desenvolveu vários jogos AAA de alta definição e possui uma riqueza de propriedade intelectual e conteúdo. Enquanto isso, a Luminous Productions Co, Ltd. está equipada não apenas com recursos de desenvolvimento de títulos AAA, mas também com conhecimento técnico em áreas como desenvolvimento de mecanismos de jogo. A combinação das duas entidades aumentará ainda mais a capacidade do Grupo de desenvolver jogos em HD”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A Luminous então divulgou sua própria declaração no Twitter, na qual afirmou que ainda está trabalhando em conteúdo para Forspoken, incluindo um patch anunciado anteriormente com o objetivo de melhorar o desempenho do jogo, e o DLC chamado In Tanta We Trust, planejado para estrear em meados de 2023.

“A partir de 1º de maio, nossa talentosa equipe se juntará à Square Enix para oferecer experiências de jogos novas e inovadoras para jogadores de todo o mundo”, diz o comunicado da Luminous.

“Quando estabelecemos a Luminous Productions em 2018, nossa visão era fazer jogos AAA que fundissem tecnologia e arte para oferecer experiências de jogo completamente novas. Ter a chance de fazer exatamente isso foi um sonho que se tornou realidade. Agradecemos por embarcar nessa jornada conosco e esperamos continuar criando novos entretenimentos e experiências como parte da família Square Enix”.

Forspoken foi um fiasco de crítica, principalmente levando-se em conta o enorme orçamento da produção, e tem hoje a média de 64% no agregador Metacritic no PS5 e 63% no PC. Antes deste, o Luminous Productions criou Final Fantasy XV, considerado por muitos o pior jogo da linha principal de Final Fantasy.