O CEO da Square Enix, Yosuke Matsuda, afirmou que Deus Ex ainda é uma franquia importante no portfólio da editora, contrariando os rumores de que ela estaria fora dos planos após a má performance comercial de Deus Ex: Mankind Divided.

No começo do ano, surgiram rumores de que Deus Ex teria ido para a “geladeira” da Square Enix após as vendas insatisfatórias de Deus Ex: Mankind Divided. Segundo Matsuda, este foi apenas um boato e a franquia continua sendo importante para eles.

“Nós nunca dissemos nada sobre interromper esse título, mas por algum motivo, esse é o rumor no mercado”, afirmou Matsuda em entrevista ao site GamesIndustry.

Apesar do CEO negar que Deus Ex tenha saído dos planos, ele admitiu que pelo menos desde o lançamento de Mankind Divided em 2016 até agora a franquia está mesmo pausada e não há um novo jogo em desenvolvimento.

“O que eu posso dizer é que a Eidos Montreal sempre desenvolveu Deus Ex e o problema é que nós não temos recursos ilimitados”, disse ele. “Temos vários títulos importantes com os quais trabalhamos e isso é em parte um fator no aspecto da nossa linha de jogos. Claro, seria ideal se pudéssemos trabalhar com todos eles o tempo todo, mas […] alguns títulos têm de esperar a sua vez. A razão pela qual não existe um Deus Ex no momento é apenas uma consequência da nossa linha de desenvolvimento, porque existem outros títulos nos quais estamos trabalhando”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Apesar de Deus Ex continuar nos planos da Square Enix, é improvável que um novo jogo apareça tão cedo, uma vez que a Eidos Montreal está ocupada com um novo Tomb Raider e, segundo rumores, ainda trabalha em dois títulos da nova parceria com a Marvel, sendo um deles uma co-produção com a Crystal Dynamics.

Segundo Matsuda, a equipe da Square Enix já discute ideias sobre o futuro de Deus Ex. Resta saber se haverá tempo para implementá-las.