A Square Enix publicou os resultados de seu primeiro semestre fiscal encerrado em 30 de setembro de 2023. Um período que nos permite ver com mais clareza a situação da editora japonesa alguns meses após o lançamento de Final Fantasy 16.

E embora a Square Enix não tenha divulgado números específicos das vendas de Final Fantasy 16, podemos concluir pelo relatório financeiro que o impacto nos resultados da empresa foi limitado, já que houve um aumento modesto nas vendas da categoria “Jogos HD” em relação ao ano anterior.

O primeiro semestre também contabilizou vendas de Final Fantasy Pixel Remaster, que saiu para os consoles PS4 e Switch em abril. No subsegmento de jogos MMO, as vendas líquidas caíram face ao mesmo período do ano anterior.

No subsegmento de Jogos para Dispositivos Inteligentes (celulares), as vendas líquidas diminuíram em comparação com o mesmo período do ano fiscal anterior, já que o lançamento de Dragon Quest Champions em junho e o lançamento de Final Fantasy VII Ever Crisis em setembro não foram capazes para compensar fatores que incluem desempenhos fracos de títulos existentes.

Já o segmento de diversão, que incluí máquinas de fliperama e pachinko, o período de seis meses encerrado em 30 de setembro de 2023 registrou vendas líquidas e lucro operacional maiores em comparação com o mesmo período do ano fiscal anterior devido ao crescimento anual nas vendas nos fliperamas existentes.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

Os lucros, entretanto, diminuíram em relação ao ano anterior “devido ao aumento na amortização dos custos de desenvolvimento e custos de publicidade”, segundo a Square Enix.

A Square Enix distribuiu 12,17 milhões de jogos entre abril e setembro de 2023, em comparação com 9,14 milhões de jogos no ano anterior. As vendas de jogos em caixa representam apenas 2,27 milhões, restando 9,44 milhões de vendas de downloads. As vendas de Final Fantasy 16, portanto, estão contidas dentro deste bolo de 12,17 milhões.

O restante do ano fiscal poderá contar com os lançamentos de Star Ocean: The Second Story R, ​​Dragon Quest Monsters: The Prince of Shadows e principalmente Final Fantasy 7 Rebirth. Agora liderada pelo seu novo e jovem CEO, Takashi Kiryu, a Square Enix sabe, no entanto, que será necessário repensar e pretende apresentar um novo plano de negócios aos acionistas em maio de 2024. Isto irá formular as estratégias escolhidas para melhorar a rentabilidade, diversificar as fontes de renda e otimizar a produtividade do grupo.