A Square Enix considerou a possibilidade de abrir mão dos números nos títulos de jogos da série Final Fantasy a partir de Final Fantasy XVI, de acordo com o produtor Naoki Yoshida.

Em entrevista à revista GQ, o produtor comentou que a Square Enix levou em consideração a hipótese de alguns pensarem que precisam jogar todos os Final Fantasy anteriores para entender o enredo de Final Fantasy 16.

“Muitos jogadores vão chegar e olhar para isso como uma história em quadrinhos, onde você tem que ler desde o início para saber o que está acontecendo agora”, disse ele.

“É difícil para o marketing porque cada título numerado que lançamos na série, temos que pensar: ‘Tudo bem, você não precisa jogar o resto’. Na verdade, isso é algo que discuti com os superiores”, comentou Yoshida.

“Talvez seja hora de removermos os números do título. Por exemplo, você tem Final Fantasy 14. Você recebe um novo jogador e diz: ‘Espere um minuto, por que tenho que jogar Final Fantasy 14 (o MMO) se 16 está saindo?’ Por que não o chamamos apenas de Final Fantasy Online – apenas elimine o número completamente, e isso tornará mais fácil de entender”.

Segundo Yoshida, ainda é possível que a Square Enix resolva abandonar os números nos próximos jogos, caso seu departamento de marketing julgue necessário.

“Se Final Fantasy 17 ou Final Fantasy 18 deve ter um número ou não – isso vai depender de quem tem que desenvolver esse jogo e quem está encarregado da marca, então isso é problema deles, não nosso”, disse o produtor.

Final Fantasy 16 será lançado para PlayStation 5 em 22 de junho.