A Square Enix anunciou que pretende substituir o atual presidente Yosuke Matsuda por Takashi Kiryu, um executivo que ingressou na empresa em 2020.

A troca no comando, que ainda depende de aprovação dos acionistas, foi anunciada nesta sexta-feira pela Square Enix Holdings. A aprovação será buscada na Assembleia Geral Ordinária marcada para junho de 2023.

Matsuda substituiu o presidente anterior da Square Enix, Yoichi Wada, em 2013 e, nos últimos anos tornou os jogos com tecnologia blockchain alvo prioritário para o futuro da empresa. O executivo também apareceu como personagem em uma luta de chefe em NieR: Automata ao lado do ex-presidente da PlatinumGames, Kenichi Sato.

A década de Matsuda na presidência da Square Enix foi marcada pelo fracasso de alguns projetos ambiciosos, entre os quais se destacam o recente Forspoken e Marvel’s Avengers. No ano passado, o grupo vendeu seus principais ativos ocidentais, como a Eidos, o estúdio Crystal Dynamics e a franquia Tomb Raider, em um negócio considerado por analistas do mercado uma pechincha para o comprador, o Embracer Group.

Aparentemente, as diretrizes de transição para jogos em blockchain estabelecidas na gestão de Matsuda serão seguidas por Kiryu, que também tem carreira na área de inovação tecnológica.

“Sob a rápida mudança do ambiente de negócios em torno da indústria do entretenimento, a mudança proposta visa reformular a equipe de gerenciamento com o objetivo de adotar inovações tecnológicas em constante evolução e maximizar a criatividade do grupo da empresa para oferecer entretenimento ainda maior aos seus clientes em todo o mundo”, anunciou a Square Enix.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O novo presidente proposto, Takashi Kiryu, de 47 anos, ingressou na Square Enix em junho de 2020 como gerente geral de sua divisão de planejamento corporativo. Antes disso, ele foi gerente geral da Dentsu Innovation Initiative, uma organização de P&D focada em prospecção de tecnologias novas e disruptivas, incluindo blockchain e Web 3.0.

Takashi Kiryu

Em uma carta de Ano Novo discutindo o plano da empresa para 2023, Matsuda disse que o blockchain continua sendo o maior foco para os investimentos de médio prazo da Square Enix, apesar do que ele chamou de “volatilidade” no espaço blockchain em 2022.

A tecnologia de blockchain tem sido usada pela Square Enix e outras para permitir efetivamente que os usuários possuam, comprem e vendam itens digitais. A empresa tem vários jogos baseados em blockchain em desenvolvimento, alguns dos quais já anunciados e outros planejados para serem exibidos este ano.