A Square Enix admitiu pela primeira vez que Forspoken fracassou comercialmente, após receber avaliações na casa dos 60%, que ela considerou “desafiadoras”.

Lançado em 24 de janeiro para o PS5 e PC, Forspoken foi recebido com críticas majoritariamente negativas, direcionadas principalmente ao enredo, personagens e cenário. Agora foi confirmado pela própria Square Enix que as vendas também não corresponderam às ambições da empresa, que investiu pesado no desenvolvimento e marketing do jogo.

Falando durante uma apresentação de resultados financeiros, o presidente da Square Enix, Yosuke Matsuda, disse que as vendas de Forspoken foram “sem brilho” após críticas “desafiadoras”.

“No entanto, o jogo também recebeu feedback positivo sobre seus recursos de ação, incluindo suas capacidades de parkour e combate, por isso produziu resultados que levarão à melhoria de nossas capacidades de desenvolvimento de outros jogos no futuro”, disse o executivo aos investidores.

“Dito isso, suas vendas foram fracas e, embora o desempenho de novos títulos com datas de lançamento em fevereiro e março seja o determinante final, vemos um risco considerável de queda em nossos ganhos no ano fiscal de 2023/3”.

O fracasso de Forspoken já teve grandes consequências na Square Enix, começando com o fechamento do estúdio responsável pelo projeto, o Luminous Productions. Lembrando que esta unidade de desenvolvimento trabalhou no sistema gráfico de Final Fantasy XV, o episódio menos popular da série, e teve com Forspoken seu primeiro grande projeto.

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O presidente Matsuda também anunciou recentemente que irá deixar o cargo, dando lugar a Takashi Kiryu, um executivo ainda novo nos quadros da Square Enix.

Antes de ser encerrado, o Luminous Productions irá finalizar o DLC para Forspoken intitulado “In Tanta We Trust”, que está planejado para ser lançado na metade do ano.