A Sony decidiu voltar atrás em parte de sua controversa decisão que removeria a PlayStation Store no PS3 e PS Vita na metade do ano.

Em um comunicado divulgado hoje, o CEO do PlayStation, Jim Ryan, anunciou que as lojas de jogos do PS3 e PS Vita serão mantidas. Já os planos de encerrar a loja do PSP em 2 de julho de 2021 estão mantidos.

O executivo justificou a decisão original pela dificuldade em manter o suporte comercial das lojas para os consoles antigos, mas a reação “entusiasmada” dos fãs fez a empresa voltar atrás.

“Recentemente, enviamos uma notificação aos jogadores informando que havia planos para encerrarmos a PlayStation Store para os dispositivos PS3 e PS Vita no inverno deste ano”, escreveu Ryan.

“Após refletirmos, no entanto, ficou claro que tomamos uma decisão equivocada. Portanto, hoje, tenho a satisfação de comunicar que manteremos a PlayStation Store operacional para os dispositivos PS3 e PS Vita. A funcionalidade de comércio da PSP será descontinuada em 2 de julho de 2021, conforme planejado”.

“Inicialmente, quando tomamos a decisão de encerrar o suporte de compras para PS3 e PS Vita, consideramos vários fatores, incluindo os desafios de dar suporte comercial para dispositivos mais antigos e nossa capacidade de concentrar mais recursos em dispositivos mais novos, os quais a maioria dos jogadores estava utilizando. Vemos agora que muitos de vocês estão incrivelmente entusiasmados com a possibilidade de continuar a comprar jogos clássicos de PS3 e PS Vita no futuro próximo, então fico feliz por termos encontrado uma solução para continuar as operações”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“Estou animado por mantermos essa parte da nossa história viva para os jogadores aproveitarem, ao mesmo tempo em que continuamos a criar novos mundos de jogos inovadores para PS4, PS5 e para a nova geração de VR. Obrigado por compartilhar sua opinião conosco, pois sempre ouvimos e apreciamos o suporte da nossa comunidade PlayStation”, concluiu o executivo.

Os protestos ao fechamento da PlayStation Store foram motivados por vários fatores, entre eles a inexistência de versões em mídia física de muito jogos antigos, o risco à propriedade de jogos clássicos que poderiam ser perdidos para sempre e a dificuldade de encontrar, a preços justos, cópias em mídias físicas de títulos clássicos.