A Sony AI, divisão de pesquisa de inteligência artificial da Sony, juntamente com a Polyphony Digital, produtora da série Gran Turismo, anunciaram hoje o projeto Gran Turismo Sophy – uma tecnologia que pretende fazer com que a máquina aprenda a pilotar carros em uma simulação com a habilidade – e ética – dos melhores pilotos humanos.

A GT Sophy foi descrita como “um agente autônomo de IA treinado utilizando uma nova plataforma de aprendizado de reforço profundo desenvolvida em colaboração entre a Sony AI, PD e SIE”.

Na prática, trata-se de uma tecnologia que aprende a tomar decisões complexas em uma corrida, desde interpretar a dinâmica de comportamento do carro, identificar os melhores traçados na pista e executar manobras ágeis, de fração de segundos, para evitar colisões, defender a posição na pista e maximizar o uso do vácuo para ultrapassagens.

Em testes com os melhores pilotos de GT Sport feitos no ano passado, entre eles o brasileiro Igor Fraga, a IA “sobre-humana” da Sony conseguiu superar todos os oponentes.

“GT Sophy nos mostrou novas possibilidades que não imaginávamos antes”, comentou Fraga, campeão do FIA Gran Turismo Championship em 2018.

No vídeo abaixo, a IA GT Sophy leva o carro ao limite da pista na sequência de curvas mais perigosa de GT Sport.

A tecnologia Gran Turismo Sophy por enquanto não estará presente nos jogos da série Gran Turismo, nem mesmo no vindouro Gran Turismo 7, mas a Sony AI e a PD pretendem explorar como integrar a IA em futuros lançamentos.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

“O propósito da Sony é ‘encher o mundo de emoção, através do poder da criatividade e da tecnologia’, e Gran Turismo Sophy é a personificação perfeita disso”, disse Kenichiro Yoshida, Chairman, Presidente e CEO da Sony Group Corporation. “Esta colaboração em grupo na qual construímos uma IA de jogo para jogadores é verdadeiramente única para a Sony como uma empresa de entretenimento criativo. Ele sinaliza um salto significativo no avanço da IA, ao mesmo tempo em que oferece experiências aprimoradas para os fãs de GT em todo o mundo.”

“O Gran Turismo Sophy é um desenvolvimento significativo em IA cujo propósito não é simplesmente ser melhor que os jogadores humanos, mas oferecer aos jogadores um oponente estimulante que pode acelerar e elevar as técnicas e a criatividade dos jogadores para o próximo nível”, disse Hiroaki Kitano, CEO da Sony AI. “Além de fazer contribuições para a comunidade de jogos, acreditamos que este avanço apresenta novas oportunidades em áreas como corridas autônomas, direção autônoma, robótica de alta velocidade e controle”.

IA GT Sophy faz ultrapassagem limpa em GT Sport:

“A pesquisa de IA é uma boa oportunidade para realmente pensar sobre o que significa ser humano e como a tecnologia e a sociedade podem coexistir melhor”, disse Kazunori Yamauchi, presidente da Polyphony Digital. “Desde seu primeiro lançamento em 1997, a franquia Gran Turismo continuou a ultrapassar os limites dos jogos e da inovação por meio da curiosidade pela tecnologia. Gran Turismo Sophy é mais uma demonstração dessa filosofia e acredito que esse conceito de IA contribuirá para o futuro dos jogos e dos automóveis.”

Um artigo detalhado sobre o projeto foi publicado hoje na revista científica Nature (somente para assinantes).

Gran Turismo 7 será lançado para PS4 e PS5 em 4 de março.