A Sony quer que todos os jogos com preço acima de US$ 34 tenham versões de teste ou demos para assinantes do PlayStation Plus Premium, de acordo com rumores.

Segundo fontes do site Game Developer, a fabricante do PlayStation está exigindo que os desenvolvedores criem versões “trial” de jogos acima desta faixa de preço. Essa amostra gratuita deverá durar pelo menos 2 horas e será oferecida como uma vantagem aos assinantes do plano Premium na nova PlayStation Plus.

O site diz que a nova política não será retroativa e não se aplicará aos títulos do PlayStation VR.

Ainda segundo o site, uma mensagem publicada no portal de suporte a desenvolvedores do PlayStation menciona que os criadores terão três meses após o lançamento de seu jogo para liberar o teste cronometrado. Esses testes devem estar disponíveis para os jogadores por pelo menos 12 meses.

A Sony também estaria aceitando demos tradicionais para esses jogos, ao invés do teste de duas horas, mas essa alternativa seria decidida caso a caso.

Testes por tempo limitado e fins de semana gratuitos são práticas comuns para grandes produtoras que buscam atrair novos usuários e têm recursos para criar essas versões de teste, mas algo raro ou praticamente inexistente quando se pensa em produtoras menores.

Não está claro se todos os editores serão obrigados a essas regras ou se haverá algum método por trás, como o streaming, para facilitar a implementação dos testes.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

O plano PlayStation Plus Premium, que não estará disponível no Brasil no lançamento em junho, oferecerá todos os benefícios da assinatura Plus atual, mais uma biblioteca de 400 jogos PS4 e PS5 para download, incluindo títulos como Death Stranding, God of War, Marvel’s Spider-Man, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Mortal Kombat 11 e Returnal, e streaming na nuvem para jogos originais de PlayStation, PS2, PSP e PS4.