A Sony anunciou que planeja expandir a marca PlayStation para além dos consoles e ter metade de seus lançamentos anuais no PC e celulares até 2025.

Falando durante uma apresentação a investidores na quinta-feira, o presidente da SIE, Jim Ryan, disse que o plano da empresa inclui expandir para plataformas maiores e, em particular, lançar pelo menos 12 jogos de serviço ao vivo nos próximos anos, algo que pode ser “transformador para os negócios”.

“O PlayStation Studios historicamente tem executado maravilhosamente na entrega de um forte portfólio de jogos singleplayer ricos em narrativas e graficamente bonitos, mas certamente nos restringimos a uma parte bastante estreita do mercado de jogos”, disse Ryan.

“Ao expandir para PC e dispositivos móveis, e é preciso dizer, também para serviços ao vivo, temos a oportunidade de passar de uma situação de estar presente em um segmento muito restrito do mercado geral de software de jogos para estar presente em praticamente todos os lugares”.

“Acho que se fizermos isso direito, se executarmos com inteligência e executarmos com excelência, as oportunidades de crescimento significativo no número de pessoas que jogam nossos jogos, o número de pessoas que gostam de nossos jogos e o número de pessoas que gastam dinheiro em nossos jogos, é exponencialmente grande. Eu diria, por exemplo, se tivermos sucesso em fazer uma parte dos 12 jogos de serviço ao vivo que temos em desenvolvimento no PlayStation Studios… isso será completamente transformador para a nossa estrutura de negócios”.

pp_amp_intext | /75894840,171588685/OUTER_SPACE_AMP_02

A estratégia da Sony se alinha com aquelas das principais editoras de hoje, que estão perseguindo o mercado crescente do PC, iOS e Android (Call of Duty Mobile, Apex Legends Mobile, Battlefield Mobile, Diablo Immortal, Warcraft Arclight Rumble, etc.).

Fãs mais ardorosos do PlayStation podem se preocupar com a expansão a outras plataformas, mas a Sony lembra que o desenvolvimento de jogos para smartphones e PC não irá interferir na capacidade de criar exclusivos para o PS5 e a estratégia será executada a partir do co-desenvolvimento com estúdios externos já especializados e reconhecidos.

As primeiras investidas da Sony em outras plataformas além do PS4 e PS5 se deram com versões para PC de Horizon Zero Dawn, Days Gone e God of War, enquanto Uncharted 4: A Thief’s End e Uncharted: The Lost Legacy também debutarão este ano no computador.

A PlayStation adquiriu recentemente a Nixxes Software, que é mais conhecida por seu trabalho nas versões para PC das propriedades da Square Enix, incluindo Tomb Raider, Deus Ex, Hitman e Thief, para ajudá-la a trazer seus jogos para a plataforma.

No celular, a SIE garantiu os serviços do ex-chefe de conteúdo do Apple Arcade, Nicola Sebastiani, para liderar as operações móveis da empresa, após anúncios de emprego que afirmavam que estava abrindo uma nova unidade de negócios para adaptar suas “franquias mais populares” para dispositivos móveis.